Chrome com interface Metro para Windows 8 disponível no canal dev

A versão Metro do Chrome para Windows 8 foi liberada nesta semana no canal dev. O número de versão é 21.0.1171.0. Para obtê-la basta ter o Chrome do canal dev atualizado, além de defini-lo como o navegador padrão.
Como já amplamente comentado, o Windows 8 tem três tipos de aplicativos: Metro, desktop e navegadores Metro. Os apps Metro são os novos que rodam isolados, aproveitando a interface em tela cheia e recursos de interação com toques. Os desktop são todos os aplicativos “tradicionais” que rodam visualmente dentro do Explorer, tanto de 32 como 64-bit.
E por fim os navegadores: eles compõem uma categoria intermediária. Os navegadores podem ter acesso a todas as APIs que os aplicativos desktop têm (mas os Metro não), ao mesmo tempo que podem funcionar com a interface Metro no novo ambiente inicial (algo que os desktop não podem). Esta categoria deve estar disponível apenas no Windows 8 x86/64, não no RT (ARM). No Windows RT tudo indica que a Microsoft seguirá firme na sua decisão, deixando apenas o IE como navegador.
O Chrome para Windows 8 inclui o plugin do Flash. Os comentários de que o Windows 8 ofereceria uma experiência web sem plugins no ambiente Metro foram quebrados pela própria Microsoft, já que o IE 10 no Windows 8 virá com o Flash embutido também – embora restrito a certos sites no modo Metro. No entanto, outros plugins além do Flash não serão aceitos no IE Metro.
Quem quiser testar o Chrome no modo Metro deve mudar para o canal dev, caso não esteja nele ainda. Isso pode ser ruim por comprometer a experiência do navegador estável, já que só é possível usar um canal de cada vez (estável/beta/dev). O Canary build mantém uma versão atualizada com o canal dev de forma independente, sem interferir com o canal escolhido para o Chrome “principal”.
Chrome Metro
Imagem via The Verge
O navegador está nos estágios iniciais da migração. O comportamento fica estranho e o gerenciador de tarefas dele (Shift + Esc) ainda exibe uma janela comum por cima da tela. Nos próximos meses o Google irá adaptar o visual para ficar mais integrado ao Windows 8, já que no estado atual ele parece uma gambiarra.
Obs: na minha instalação do Windows 8 Release Preview aqui não consegui usar a nova interface do Chrome.
Anúncios
Esse post foi publicado em CHROME, WINDOWS 8. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s