Unity do Ubuntu pode enfrentar dificuldades com a tela retina do novo Macbook Pro

Está começando a surgir discussões sobre as adaptações necessárias ao Unity para as telas “Retina”. Sem adaptação nenhuma o sistema aproveita a enorme resolução como se fosse um monitor bem grande, deixando tudo minúsculo na tela.



Como ficaria o Unity no Macbook Pro com tela Retina
Exemplo de como ficaria o Unity a 2800×1800



No novo Macbook Pro com tela Retina a resolução é 2880 x 1800. A barra superior da interface do Ubuntu ficaria com apenas 3mm de altura. Provavelmente em algumas semanas a Canonical dará uma solução para isto, já que na forma atual não parece simples (ou mesmo possível) ajustar de forma eficiente o sistema para altos DPIs.
Por enquanto apenas o Macbook Pro com tela Retina tem essa gigantesca resolução numa tela de apenas 15″. Provavelmente outros fabricantes vão lançar produtos parecidos em breve. As telas com alta densidade de píxeis oferecem uma grande qualidade visual, já que fica bem difícil identificar os píxeis individuais a olho nu. A revolução começou nos smartphones, sendo impulsionada pelo iPhone 4 e diversos lançamentos posteriores. Hoje qualquer smartphone que se preze tem uma tela de alta resolução, e a Apple quer levar isso para os desktops.
O novo OS X Mountain Lion conta com diversas otimizações para esta alta densidade de píxeis. Outros sistemas até permitem configurar o tamanho dos objetos aumentando ou reduzindo um valor (como nas opções de vídeo do painel de controle do Windows, por exemplo), mas a falta de imagens e elementos da interface em alta resolução podem prejudicar a experiência geral.
Ainda vai levar um tempo para a popularização (e o preço do Macbook Pro não ajuda). Se os outros fabricantes realmente seguirem a onda, será cada vez mais comum ver notebooks ou monitores com alta densidade de píxeis. Seria interessante ver screenshots de como o KDE e o GNOME se comportam a 2800×1800 pensando numa tela de 15″.
Anúncios
Esse post foi publicado em Linux, UBUNTU. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s