A decadência da nVidia no mundo Linux

Uma década atrás, alguém perguntando sobre qual placa 3D comprar para uso no Linux receberia com certeza uma resposta unânime: “qualquer uma com chipset da nVidia”. Hoje em dia entretanto as coisas são bem diferentes.
O suporte às placas da AMD está muito maduro, com a opção de usar os drivers open-source ou os drivers proprietários, que hoje em dia oferecem um desempenho mais ou menos compatível, variando de acordo com os releases. Os chipsets da Intel também contam com um suporte bastante maduro, com até mesmo os novos Ivy Bridge já chegando ao mercado com suporte no Linux.
Naturalmente, o suporte a chipsets de vídeo no Linux vai bem além do mercado de PCs, englobando também todos os diferentes SoCs e chips usados em smartphones, tablets e outros dispositivos com o Android, Tizen e outros sistemas. Com poucas exceções, o suporte a todos estes diferentes SoCs e chipsets é embutido diretamente no kernel, resultando em um suporte muito transparente por parte do sistema.
O rebanho entretanto tem uma ovelha negra, a velha nVidia, que agora está na contramão da história, criando todas as barreiras possíveis para o bom suporte a seus próprios produtos no sistema, continuando presa ao seu velho modelo de drivers exclusivamente proprietários, que funcionava bem uma década atrás, mas agora se revela atrasado a ponto de começar a prejudicar sua competitividade no mercado.
Uma conversa com Linux Torvalds sumariza a frustração dos desenvolvedores em relação à nVidia: “A nVidia é a pior empresa com a qual já tivemos que trabalhar”, concluindo com um “nVidia, Fuck you!”.
O vídeo abaixo inclui a conversa completa, com várias passagens interessantes e insights sobre o modo de pensar do criador do Linux e dicas para quem trabalha na área de tecnologia. Se quiser ir direto para a parte polêmica use este link.
Anúncios
Esse post foi publicado em Linux, NOTÍCIAS, NVIDIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s