Versão 1.0 do driver Nouveau, projeto livre para placas da Nvidia

Aproveitando o tema da decadência da Nvidia com o Linux e o desabafo do Linus, foi lançado há pouco a versão 1.0.0 do Nouveau, depois de tanto tempo em desenvolvimento ativo.
O Nouveau é um projeto de driver open source para placas da Nvidia feito às cegas, já que a empresa não fornece documentação nenhuma sobre suas GPUs.
Ele já é usado faz tempo, a versão 1.0.0 apenas é um marco clássico pelo número, mas em desempenho 3D para gráficos mais exigentes ele ainda deixa muito a desejar.
Ele oferece suporte a aceleração 2D e uso de dois monitores, e tenta a cada versão melhorar o desempenho do suporte a 3D. Para jogos simples e efeitos dos ambientes atuais, como KDE e GNOME, ele normalmente dá conta sem engasgar.
Pelo lado negativo ele ainda não pode controlar a velocidade da ventoinha de vários modelos de placas, então ela sempre irá girar na velocidade máxima. O Nouveau também não utiliza vários componentes do sistema de economia de energia.
A Nvidia entrou como membro da Linux Foundation em março, mas de lá para cá nada mudou no Nouveau: ela não contribuiu com nada para o projeto. Para piorar, a qualidade dos drivers proprietários dela não ajuda
Via: Hardware
Anúncios
Esse post foi publicado em Linux, NVIDIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s