Usuários reclamam da falta de privacidade na tela de nova aba do Firefox 13

Recentemente começou a rolar uma grande discussão lá fora sobre a tela de nova aba do Firefox 13. Tendo fama antiga de ser um navegador “seguro” e tal, a versão 13 comete um vacilo: ela pode exibir dados sensíveis nas miniaturas das páginas na tela de nova aba.
O recurso também existe em outros navegadores, mas no caso do Firefox as miniaturas também são geradas para sites seguros (HTTPS) e são grandes o suficiente para possibilitar a leitura de informações (como dados de login e outros textos personalizados gravados na miniatura enquanto o usuário estava logado num site). Em alguns casos podem ficar dados sigilosos indesejáveis na tela inicial de computadores compartilhados, mesmo num ambiente familiar.
Tela de nova aba do Firefox 13
A Mozilla está ciente do problema e prepara um patch com algumas alterações.
As miniaturas de sites na tela de nova aba podem ser desativadas clicando no botãozinho no canto superior direito dela (um quadriculado). Para remover por completo o recurso entre em about:config e procure por estes dois itens:
browser.newtabpage.enabled
services.sync.prefs.sync.browser.newtabpage.enabled
Altere o valor de ambos para false (dando um duplo clique). 
Procure também por browser.newtab.url e edite seu valor para about:blank (no lugar de about:newtab). Isso deverá abrir uma página vazia.
Para quem usa computadores públicos ou compartilhados a recomendação (da própria Mozilla) é cuidar da privacidade usando as ferramentas atuais, como o modo de navegação privativa. Nesse modo, também usado em outros navegadores, o programa não salva dados de histórico, cookies e outros detalhes, como as miniaturas para a página de nova guia com os sites mais acessados.
Se a correção prometida não reduzir a qualidade ou borrar textos, provavelmente deixará de coletar imagens de sites seguros, pelo menos. Seria bom se o gerador de miniaturas pegasse uma imagem da URL limpa da home do site, carregando-a sem dado nenhum de login ou sessão.
Via: Hardware
Anúncios
Esse post foi publicado em Firefox, MOZILLA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s