FB altera lista de endereços de e-mails de contatos e perde mensagens

Os usuários do Facebook que ficaram irritados com os endereços de email listados no site mudando de repente têm algo mais com o que se preocupar: listas de endereços alteradas e e-mails perdidos. A última chateação com a rede social aparentemente afeta as pessoas com dispositivos móveis ou outro software que sincronize sua lista de endereços com os contatos da rede.
Na semana passada, os usuários ficaram sabendo que a empresa silenciosamente mudou os endereços de email exibidos em suas páginas do tempo para um “@Facebook.com”. No Twitter e em fóruns da comunidade do FB, os usuários expressaram indignação com o fato de a companhia aparentemente ter feito a alteração sem avisá-los.
Agora pode haver mais motivo para preocupação. Violet Blue, da CNET, postou uma série de reclamações e avisos de toda a web sobre o novo problema. Uma funcionária da Adobe, em seu blog pessoal, escreveu: “Hoje, um colega de trabalho descobriu que sua informação de contato para mim tinha sido atualizada silenciosamente para substituir o meu endereço de e-mail corporativo por um do FB. Ele descobriu isso só depois de enviar e-mails de trabalho para o endereço errado. E, pior ainda: os e-mails realmente não estão em minhas mensagens no site, eu verifiquei. Eles desapareceram”.
Aparentemente, os e-mails foram perdidos, mesmo com ela apagando o endereço “@Facebook” e substituindo-o pelo endereço correto. Blue também afirma que “a alteração automática de contatos dos usuários sem notificação foi realmente preocupante e de fato construído na integração do novo iOS 6 da Apple com a rede social: o FB para iOS vai mudar as listas de endereços sem qualquer aviso”.
Na verdade, ela aponta para um post no Hacker News em que uma pessoa usando um preview do iOS 6 queixou-se de que os endereços de e-mail primários de seus contatos foram alterados. Talvez sim, mas o iOS 6 não será lançado até setembro, por isso o meu palpite é que a Apple irá resolver qualquer problema desse tipo. Ao contrário do Facebook, a empresa de Cupertino geralmente é adepta de manter a transparência quando se trata de privacidade e de manter os usuários felizes.
Nesse meio-tempo, se você estiver preocupado sobre perder e-mails, é bom inspecionar ou remover qualquer coisa que sincronize seus contatos com a rede de Zuckerberg. E para mudar o seu endereço de e-mail no FB, vá até sua Linha do Tempo, clique em “Sobre”, depois no link “Editar” ao lado da caixa “Informações de Contatos”.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em FACEBOOK, PRIVACIDADE, REDES SOCIAIS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s