Google libera o código-fonte do Android 4.1, Jelly Bean

Embora o Android ainda seja um sistema open-source, na prática quase todo o desenvolvimento acontece a portas fechadas dentro da sede do Google, com o código-fonte sendo publicado em blocos, quase sempre várias semanas depois de uma nov versão é lançada. Em teoria é possível contribuir com melhorias e correções de bugs, mas boa sorte em conseguir fazer com que qualquer patch seja aplicado.
De qualquer forma, o Google acabou de disponibilizar o código-fonte do Android 4.1 Jelly Bean, que já pode ser acessado ou baixado através do repositório AOSP, incluindo binários para o Galaxy Nexus e para o Nexus 7, com imagens para o Nexus S e para o Xoom prometidas para breve.
Mesmo que você não seja um desenvolvedor, a disponibilidade do código-fonte do Android 4.1 é uma excelente notícia, pois significa que os desenvolvedores de projetos como o CyanogenMod poderão começar a lançar versões de suas respectivas ROMs baseadas na nova versão. Hoje em dia, cada vez mais usuários dependem das ROMs alternativas para manterem seus aparelhos atualizados, com a comunidade cada vez mais assumindo um papel que os fabricantes tradicionalmente não realizam muito bem.
Mesmo com o código-fonte disponível, ainda existe um árduo caminho para os desenvolvedores, já que eles precisam portar seus aplicativos e modificações para nova versão, além de trabalharem na parte de compatibilidade com diversos aparelhos (muitas vezes precisando portar ou atualizar drivers) e na correção de bugs e problemas inesperados que apareçam durante o processo.
Anúncios
Esse post foi publicado em ANDROID, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s