O fim dos gadgets introduzidos pelo Windows Vista

Na época do Windows Vista uma grande propaganda foi feita em torno dos gadgets da área de trabalho. Numa barra ficavam gadgets, pequenos “programinhas” executando em segundo plano para exibir alguma informação útil no desktop (ou não tão útil assim).
Gadgets no desktop do Windows Vista
Agora a Microsoft recomenda a desativação dos gadgets, e forneceu um aplicativo para desativar a barra lateral e o recurso em geral nas versões suportadas do Windows Vista e 7 (clique no botão Fix it neste link, há um para ativar e outro para desativar).
O motivo? Além do baixo uso, alguns gadgets podem ser vulneráveis. Não há detalhes específicos de quais, se são nativos ou não, mas em geral não foram observadas várias práticas de segurança na construção de alguns deles.
Curiosamente a movimentação da MS se dá a apenas duas semanas antes de uma apresentação no Black Hat USA 2012. Dois pesquisadores de segurança exibirão detalhes no dia 26 de como os gadgets podem ser perigosos, além de explorar algumas falhas encontradas em gadgets já publicados.

De uma forma ou de outra o recurso definitivamente já era, a galeria de gadgets do site da Microsoft foi desativada. Conforme mensagem disponível na própria página:
“Os gadgets instalados a partir de fontes não confiáveis podem danificar o seu computador e acessar seus arquivos, mostrar conteúdo ofensivo ou alterar seu próprio comportamento a qualquer momento.”
O recurso não pareceu muito bem recebido. No Windows 7 a barra lateral se foi e os gadgets já não vinham exibidos no desktop por padrão. O Windows 8 depreciará os gadgets, tornando o fim deles mais próximo do que parece. Alguém aí ainda usa?
Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, WINDOWS, WINDOWS 7. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s