San Francisco, cidade-sede da Apple, não irá mais comprar Macs

A cidade de San Francisco, nos EUA, vai suspender a compra de computadores da Apple após a decisão da empresa em parar de adotar o “selo verde” do sistema do EPEAT (utilizado pelo governo local para determinar o impacto ambiental da tecnologia). 
Oficiais do departamento ambiental de San Francisco disseram ao jornal norte-americano Wall Street Journal que os notebooks e destkops da Apple “não se qualificam mais para compra” e que eles enviariam comunicados sobre o assunto nas próximas semanas. A suspensão não se aplica a produtos mobile da Apple, como iPhone e iPad, que não são classificados pelo EPEAT.
A Apple informou recentemente a retirada dos seus computadores Mac do sistema do EPEAT (Electronic product environmental assessment tool).  Em entrevista para o site The Loop, a porta-voz da Apple, Kristin Huguet, defendeu a decisão da companhia.
“A Apple toma uma abordagem compreensiva para medir nosso impacto ambiental e todos os nossos produtos atendem aos padrões mais rígido de eficiência energéticas apoiados pelo governo dos EUA, como o Energy Star 5.2”, disse. “Nós também lideramos a indústria ao informar as emissões de gás de cada produto em nosso site, e os produtos da Apple são superiores em outras áreas ambientais importantes não medidas pelo EPEAT, como a remoção de materiais tóxicos.”
macbookproretina01.png
Novo MacBook Pro Retina seria o culpado pela saída da Apple do EPEAT
O CIO de San Francisco, Jon Walton, disse ao Wall Street Journal, que apoiaria a política e não permitiria mais a compra de computadores da Apple. 
Ainda não está claro a razão pela qual a Apple abandonou o EPEAT, mas especula-se que a decisão esteja ligada ao novo MacBook Pro com tela Retina, que não poderia receber o certificado do sistema. Isso acontece porque a bateria do computador é colada em seu case, o que dificulta a reciclagem.
O movimento de interrupção é considerado altamente simbólico, e apenas 500-700 computadores da prefeitura de San Francisco (1-2% do total) são feitos pela Apple. Um relatório de 2010 mostrava que a cidade gastou apenas 45 mil dólares em computadores da empresa, uma quantia pequena considerando que a Apple vendeu 13,89 milhões de Macs naquele ano.
Mas San Francisco é a terra natal da Apple, o que torna a situação estranha para a empresa situada em Cupertino, região muito próxima da cidade também conhecida pela Golden Gate Bridge.
Via: IDG Now

Anúncios
Esse post foi publicado em MERCADO, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s