Symantec confirma ter causado ‘Tela Azul da Morte’ em PCs com Windows XP

A Symantec, na semana passada, danificou um grande número de computadores com Windows XP quando enviou a seus clientes uma atualização defeituosa de seu antivírus, reconheceu a empresa.
“Depois de uma completa avaliação e análise de causa determinamos que o problema foi limitado a máquinas que rodavam a combinação Windows XP, a última versão do SONAR – a revisão de 11 de julho -, e alguns software de terceiros”, disse a responsável pela equipe de segurança da companhia, Orla Cox, em um post no blog oficial.
O SONAR, sigla para “Symantec Online Network for Advanced Response,” é uma tecnologia anti-malware que busca arquivos suspeitos – e possivelmente maliciosos – monitorando comportamento do software.
A Symantec não identificou o “certo software de terceiros” que contribuiu para o problema, o qual fez com que os computadores com Windows XP mostrassem a temida “Tela Azul da Morte” (ou “Blue Screen of Death” – BSOD, em inglês) – uma tela azul que surge em caso de erro grave no sistema – que apareceu e reiniciou a máquina, apenas para repetir o ciclo incessantemente.
O mais perto que a companhia chegou da causa foi notar que as telas azuis eram acionadas por um software que “executa um arquivo com driver do sistema utilizando arquivos de objetos kernel, típico em criptografia de drivers.”
A atualização do SONAR causou novas operações de arquivos que criaram um conflito levando à falha no sistema, de acordo com a Symantec.
Usuários do Symantec Endpoint Protection (SEP), software antivírus executado principalmente por empresas, começaram a enviar relatórios com a tela azul em sistemas XP na quinta-feira (12/7). A Symantec confirmou depois que outros títulos em seu portfólio – incluindo o Norton 2010, 2011 e 2012, bem como o Norton 360 – também foram afetados.
A atualização defeituosa foi liberada aos clientes por 8 horas, quando a Symantec tirou-a do ar. Ela foi substituída cerca de meia hora depois.
Alguns usuários reportaram um número considerável de máquinas afetadas. Alguém identificado como Mark Daeth disse que mais de 1000 sistemas em seu ambiente de trabalho apresentavam a tela azul.
Via: IDG Now
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