Raspbian: sistema otimizado para tirar melhor proveito do Raspberry Pi

Foi lançada uma versão do Raspbian, imagem otimizada do Debian para o Raspberry Pi (lançada como uma “distro” específica, começando a se asfastar do Debian puro pelas modificações e otimizações). Esta passa a ser a distro recomendada para rodar no Raspberry Pi, já que foi projetada especialmente para o aparelho.
Entre outras coisas ela tira melhor proveito do hardware que lida com pontos flutuantes, oferecendo um desempenho bem melhor do que em sistemas não tão otimizados. Uma das tarefas em que o desempenho fica visível é a navegação na web:
Uma força extra aí no vídeo está no overclock, mas as otimizações são importantes no processo todo. Uma vez que o hardware é barato e limitado (extremamente limitado, dependendo das exigências) é natural que os usuários tentem tirar cada gota de desempenho possível, o que ficou mais fácil com esta imagem otimizada. Antes a recomendação oficial era usar a imagem do Debian squeeze.

Os links de download estão nesta página.

Lá ainda são listadas como alternativas imagens ARM do Arch e QtonPi, este último que facilita o desenvolvimento de apps em Qt.

Mais sobre o desempenho e as diferenças que as otimizações no tratamento de pontos flutuantes causam estão neste post, com alguns gráficos comparando a imagem do Debian com a do Raspbian. Apesar de alguns problemas com a versão comentada no blog, nas atividades práticas o Raspbian se mostrou bem mais rápido.

Via: Hardware

Anúncios
Esse post foi publicado em RASPBERRY Pi. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s