Projeto do iPad já existia no início dos anos 2000, revelam fotos

Em 2010, Steve Jobs revelou que o iPhone foi inspirado em protótipos de tablets. Fotografias desses modelos agora foram descobertas, revelando as primeiras versões de mockups do iPad do início dos anos 2000.
O jornalista da Networkworld, Yoni Hiesler, descobriu as fotografias enquanto investigava processos entre Apple e Samsung. De acordo com o jornalista, a Samsung obteve um depoimento do vice-presidente sênior de design industrial da Apple, Jonathan Ive, em 2011. Apesar de a transcrição completa estar protegida, uma parte dela foi liberada recentemente.
Esse trecho em questão revela que as fotos de um mockup 3D de um tablet da Apple foram mostradas à Ive durante o depoimento – o aparelho das imagens foi chamado de protótipo 035. Quando questionado se já havia visto o mockup antes, Ive respondeu: “Minha memória de ter visto isso pela primeira vez é muito nebulosa, mas foi, eu acho, em algum momento entre 2002 e 2004. Mas foi algo assim e me lembro de ter visto isso e talvez modelos parecidos com esse quando nós estávamos explorando pela primeira vez designs de tablets que, no final das contas, viraram o iPad.”
ipadprot03502
Imagem do protótipo que teria sido criado no início dos anos 2000
As fotos descobertas por Hiesler do protótipo 035 mostram um tablet muito mais grosso do que o iPad original, lançado em 2010. O mockup tinha até o logo da Apple, mas nada do hoje famoso botão Home/Início.
Esse protótipo pode ser o que inspirou Steve Jobs a criar o iPhone. Em 2010, durante a conferência All Things D, o ex-CEO da Apple admitiu: “Vou contar um segredo. Ele (iPhone) começou com o tablet.”
“Tive essa ideia sobre ter uma tela multitoque em que você pudesse digitar com seus dedos”, disse Jobs. “Falei sobre isso com as pessoas. E seis meses depois, elas vieram com esse display incrível. E entreguei-o para um de nossos profissionais de IU (interface de usuário) realmente brilhantes. Ele ficou mexendo nele e fazendo algumas outras coisas, e eu pensei, “Meu Deus, podemos criar um telefone com isso!’ Então deixamos o tablet de lado, e fomos trabalhar no iPhone.”
ipadprot03501
Imagem do site Buzz Feed mostra a diferença de espessura entre o protótipo original e o iPad 2, modelo mais fino do tablet da Apple

Para quem não se lembra, o iPhone original foi lançado em 2007, enquanto que o iPad chegou três anos depois.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em APPLE, Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s