Dicas: Conheça 10 atalhos de teclado essenciais para o Mac

Existem dois tipos de usuários de computador: os que preferem mouse e os que usam mais o teclado. Faço parte dessa segunda categoria. Gosto de usar o máximo possível atalhos de teclado para economizar tempo e para manter minhas mãos no teclado. 
Por isso, seguem abaixo dez dos nossos atalhos de teclado favoritos para aplicativos conhecidos no Mac.
1. Selecione o campo de endereço do Safari
Às vezes, copio uma URL e quero colá-la no campo de endereço do Safari. Em vez de usar a tecla Tab, ou um mouse ou trackpad, para selecionar  campo, prefiro utilizar o atalho Command+L. Essa ação destaca o texto no campo, e posso então colocar minha URL e pressionar Return para ir até o site desejado.
safari_bussula_150.jpg
2. Pular para o que está tocando atualmente no iTunes
Costumo ter o iTunes rodando enquanto trabalho, e é normal navegar pela biblioteca, ou pela iTunes Store, enquanto escuto música. Mas às vezes quero voltar para a música que estou ouvindo no momento: seja uma playlist ou em minha biblioteca de Músicas. Um atalho pouco conhecido, Command+L, faz exatamente isso. Ele destaca a faixa atual, e muda a visualização para que você possa ver exatamente onde ela está.
atalhomac02.jpeg
3. Cole e mantenha estilos no Pages
Trabalho com o softwares Pages, da Apple, de tempos em tempos, e algumas vezes é preciso colar textos copiados de outros arquivos, ou de uma página na web. Como uso estilos no Pages, se colar um texto, ele vai aparecer com sua fonte e estilo originais. O atalho Command+Option+Shift+V permite que o texto colado adquira automaticamente o estilo do local em que foi colocado. Vale lembrar que esse atalho também funciona no Numbers e no Keynote.
4. Marque as mensagens como lida ou não lida no Mail
Quando uso o Mail, da Apple, gosto de manter as mensagens que precisam ser lidas e respondidas como não lidas na minha caixa de entrada. Assim, o assunto delas aparece em negrito. Tenho até uma caixa de mensagens especial que agrupa todos esses e-mails não lidos. Às vezes, leio uma mensagem, mas quero mantê-la nessa caixa especial. Selecionar uma mensagem e apertar Command+Shift+U torna uma mensagem lida em não lida e vice-versa.
5. Visualize rapidamente informações de vários arquivos
Geralmente preciso verificar dados de diversos arquivos no Finder. Você provavelmente sabe que se selecionar um item e apertar Command+I, verá uma janela de Informações para esse arquivo. Essa janela mostra tudo desde tamanho do arquivo até qual aplicativo abrirá o documento.
Se você apertar Command+Option+I, verá essa janela de Informações do item, mas se clicar em outro arquivo, a janela de Infos vai mudar para mostrar os dados do novo item. Você também pode navegar em uma pasta usando as setas quando essa janela estiver visível para ver dados para todos os itens dentro dela. Essa é uma ótima maneira de visualizar informações para uma grande quantidade de arquivos, como uma pasta de fotografias.
6. Abra arquivos sem clicar
Clicar em duas vezes é algo tão século XX. Apesar de às vezes fazer para abrir um arquivo, normalmente uso um atalho de teclado esperto que faz a mesma coisa. Selecione um arquivo e aperte Command+seta para baixo e o arquivo vai abrir seu aplicativo padrão. Esse comando é mais prático quando você está navegando em uma pasta usando as teclas para se mover pelo local. (Também é possível apertar Command+O para fazer o mesmo.)
7. Qualquer direção no Alternador de Aplicativos
A maioria das pessoas conhece o atalho Command+Tab.Ele mostra o Alternador de Aplicativos (Application Switcher) embaixo de todas as janelas. Aqui você vai ver os ícones de todos os programas abertos no momento. Quando você mantém a tecla Command aperta, a cada vez que aperta Tab, a seleção se move para a sua direita.
Mas algumas vezes acidentalmente perco o programa que quero, e preciso retornar. Em vez de apertar Tab para voltar tudo, pressiono a tecla Shift, e então Tab para circular pela lista na direção oposta. (Então você aperta Command+Tab, mantenha Command apertada, então adiciona Shift, o que resulta em apertar Command+Shift+Tab).
atalhomac04.jpeg
8. Selecione palavras inteiras mais rapidamente
Ao revisar meus textos, costumo selecionar trechos de texto, copiá-los, e então colar esses pedaços em um lugar diferente. Há um atalho bacana para isso que facilita o processo quando você quiser selecionar palavras inteiras. Coloque o cursor no final de uma palavra, e então aperte as teclas Shift e Option. Depois pressione a seta esquerda para selecionar o fim da palavra nessa direção, ou a seta direita para fazer o caminho inverso. Esse atalho também trata pontuação como palavras, por isso apertar uma seta, digamos, no final de uma frase vai selecionar o ponto final.
9. Navegue pelas abas do Safari
Quando estou no Safari, uso várias abas, em vez de janelas. Algumas vezes, tenho uma dezena de abas abertas ao mesmo, e preciso mudar de uma para outra. Qual a melhor maneira? Usar o teclado, obviamente. Apenas pressione Command+Shift+seta direita para mover para uma aba à direita e substitua a seta esquerda para navegar ao lado oposto.
10. Coloque seu Mac para dormir
Finalmente, o atalho que uso ao final de quase todo dia é um que coloca meu Mac para dormir. Aperte Command+Option+Eject para fazer isso. Se o seu teclado não tiver um botão Eject – como em um notebook sem um drive óptico – o atalho passa a ser Command+Option+botão Power.
Via: IDG Now

Anúncios
Esse post foi publicado em DICAS, MAC. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s