Celulares podem ter problemas com mudança da numeração em SP

A partir de domingo (29/07), quem ligar ou mandar mensagem de texto para telefones celulares atendidos pela área 11, terá que acrescentar o dígito 9 antes do número. Haverá um período de transição para que os usuários adotem a regra, mas a partir de 15 de janeiro de 2013 as ligações com oito dígitos não serão mais completadas. 

Embora descarte a possibilidade de colapso nas redes móveis em São Paulo, a Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) avisa que os assinantes podem ficar sem sinal por um período pequeno de tempo no domingo.

“A instabilidade de rede é certa. Mas todos podem dormir sossegados”, informou o gerente de Acompanhamento e Controle das Obrigações de Interconexão da Anatel, Adeilson Evangelista Nascimento, durante entrevista à imprensa na tarde desta sexta-feira (27/07), em São Paulo.

O técnico da Anatel explicou que as operadoras terão que substituir os equipamentos que registram os números atuais de celulares por outro pronto para atender a nova regra. Nesse meio tempo, o assinante que estiver nesse bloco pode ter dificuldade para fazer chamadas. 

Há vários equipamentos desses espalhados pelas redes das operadoras, que poderão fazer a substituição a qualquer momento do domingo. Mas essa operação afeta apenas os usuários cadastrados na máquina que será trocada. O técnico da Anatel não soube estimar o tempo essa operação leva, informando apenas que a parada é rápida.

“Não haverá situação em que um mesmo usuário ficará sem originar chamadas”, garante Nascimento. Ele ressalta que como prestadoras de serviços essenciais, as companhias têm que informar aos seus assinantes sobre a possibilidade de instabilidade de suas redes durante esse processo.

Motivo da mudança 
A incorporação do dígito 9 às  linhas de celular no mercado paulista faz parte de regulamentação da Anatel para ampliar o número de combinações existentes e atender a crescente demanda de novos usuários de telefones celulares na região.
De acordo com o órgão regulador, esse mercado aumentou 17% em apenas em um ano com a adição de 5 milhões de novas linhas. A medida passa a vigorar em 64 municípios da região metropolitana de São Paulo.
A mudança aumentará a capacidade de numeração da área 11 de 44 milhões para 90 milhões de números. Atualmente, há 34,2 milhões de linhas móveis ativas nessa região e oito milhões em estoque nas prestadoras. 

Período de transição
As operadoras tiveram tempo para se adequar às mudanças e a Anatel determinou um prazo para que as prestadoras de serviços, usuários e mercado incorporem a nova regra. 

Foi estabelecido um período de dez dias, contados a partir de 29/07, para que as redes móveis entreguem as chamadas interurbanas para o interior de SP e outras regiões do Brasil com o número antigo. 
Depois de 8/08, os que discarem apenas 8 dígitos serão orientados por uma mensagem a inserir o número 9 antes da numeração e a ligação será completada. 

Passados 20 dias, parte dessas ligações será parcialmente interceptadas. Ficará a critério de cada operadora finalizar ou não a chamada, sem prejuízo para o usuário.   

Nascimento informou que em nenhum momento o assinante terá que arcar com custos por refazer as chamadas. Ele espera que as operadoras se encarreguem de completar as ligações quando seus clientes discarem o número antigo.
“As operadoras têm custos e podem interceptar as chamadas. É interesse delas, pois perdem quando a ligação não é completada”, diz o técnico da Anatel. 

Projeto nacional 
De acordo com a resolução nº 553/10 da Anatel, a telefonia móvel do Brasil passará a contar com nove dígitos em todo o Brasil até 2025. O processo está começando pela região metropolitana de São Paulo, atendida pelo código 11 e se estenderá para outros mercados de forma gradual. Porém, a agência não estabeleceu cronogramas para as próximas regiões.

Essa alteração vale apenas para os serviços móveis. A telefonia fixa continuará com 8 dígitos. 
Veja a seguir os cronogramas das mudanças em São Paulo:
    
·    De 29 de julho a 7 de agosto, as chamadas com 8 e 9 dígitos serão completadas 
·    De 8 de agosto a 16 de setembro, as chamadas com 8 dígitos serão interceptadas, com aviso sobre a mudança. Fica a critério de cada operadora completar ou não a chamada 
·    A partir de 17 de setembro até 15 de janeiro, todas as chamadas para celulares marcadas com 8 dígitos serão interceptadas e não serão completadas, mas receberão aviso sobre a mudança.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em Celular, COMUNICAÇÃO, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s