Câmeras da sonda-robô Curiosity farão até fotos 3D de Marte

Poucos dias após o pouso em Marte, a sonda Curiosity já está trabalhando na superfície do planeta. Ontem (7), a Nasa divulgou a primeira imagem colorida enviada pelo robô, diretamente da cratera Gale, onde pousou.
mars1
A foto foi enviada por uma das 17 câmeras a bordo do robô. Conheça os equipamentos que vão explorar o planeta:
MAHLIA primeira imagem colorida de Marte foi feita pela Mars Hand Lens Imager (MAHLI). Ela está meio embaçada porque a proteção da lente está coberta pela poeira levantada durante o pouso.
A MAHLI é uma câmera de 2MP na ponta do braço robótico da Curiosity. O objetivo dela é fazer fotos macro, durante o trabalho de análise de solo. 
Câmeras de detecção de obstáculosOutra foto, obtida pelas câmeras de detecção do robô, foi uma das primeiras feitas, já durante o pouso. 
Tal como o nome sugere, essas câmeras monocromáticas de 1MP ajudam a prevenir que a Curiosity esbarre em rochas que possam cair sobre ela. A sonda tem oito delas, arrumadas em pares na frente e na traseira.
“Câmera laser”No topo da ‘cabeça’ do robô, fica a ChemCam, que irá trabalhar na análise de rochas. Esse equipamento literalmente pulveriza o material com um laser e analisa a poeira com um telescópio e espectômetro de massa embutidos.
A ChemCam usa um laser infravermelho poderoso o suficiente para vaporizar rocha a uma distância de até 7m.
Câmeras de navegaçãoTal como nos robôs anteriores enviados ao planeta, o Curiosity será controlado pela Nasa usando as imagens produzidas pelas câmeras frontais, as Navcams. Elas serão os principais “olhos” dos controladores na Terra, dando a eles uma visão em 45° da paisagem marciana. 
MastCamsSerão as estrelas da missão, ao menos em termos de imagens. Localizadas no topo do mastro central do robô, estas câmeras, desenvolvidas pela Malin Space Science Systems, serão capazes de gravar vídeo HD (720p), tirar fotos panorâmicas 360° e até fotos 3D.
As duas MastCams são equipadas com lentes diferentes. Uma tem lentes 34mm f/8 que cobrem um ângulo de 15 graus, enquanto a outra usa 100mm f/10 com ângulo menor: 5,1 graus.
Elas compartilham o mesmo sensor CCD 2MP, e possuem filtros para imagens em luz visível e infravermelho.
mastcams_mars
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, Tecnologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s