Veja tudo o que você precisa saber sobre a versão final do Windows 8

A Microsoft deu os toque finais no Windows 8 e entregou a versão RTM (do inglês “Release to Manufacturing”) do sistema aos fabricantes de computadores, desenvolvedores e profissionais de TI. Basicamente, esta é a versão do Windows que você irá encontrar em caixinhas nas lojas quando o sistema começar a ser vendido, em 26 de Outubro.
Mas se o sistema está pronto, por que a espera de dois meses até o lançamento? Para que os desenvolvedores tenham tempo de criar aplicativos, para que os fabricantes possam finalizar o projeto e produção de novos PCs que virão com o Windows 8 instalado, e para que as empresas possam ter tempo de testá-lo em suas redes internas e determinar se irão adotá-lo ou não.
Veja, a seguir, o que você precisa saber sobre esta nova versão do sistema, e o que ela significa.
O que há de novo no Windows 8 RTM?
A maioria das grandes mudanças presentes na versão final do Windows 8 foi revelada semanas ou meses atrás. A interface Aero não existe mais, há novas opções de fundo para a tela Iniciar e o desktop recebeu alguns novos recursos, entre eles um aplicativo de backup chamado File History e atualizações nos programas Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery.
Também há um aplicativo do Bing, que mostra os resultados de uma busca como um conjunto de blocos organizados horizontalmente. Isto é separado da busca do sistema, que também analisa aplicativos e arquivos locais.
A maioria das outras mudanças são ajustes pequenos na interface ou por debaixo dos panos, invisíveis ao usuário.
Quem tem acesso ao Windows 8 RTM?
Por enquanto o Windows 8 só está disponível a desenvolvedores através do programaMicrosoft Developer Network, a profissionais de TI (para fins de avaliação) através da TechNete, claro, a fabricantes de PCs que estão finalizando seus produtos baseados no novo sistema.
Ao longo das próximas semanas ele estará disponível para empresas com licenças por volume, e para revendedores e fornecedores de soluções que fazem parte da Microsoft Partner Network. E a partir de 26 de Outubro os consumidores poderão atualizar suas cópias do Windows XP, Vista ou 7 para o Windows 8 por US$ 40.
win8rtm_start-360px.jpg
A tela Iniciar na versão RTM do Windows 8

Há alguma forma de experimentar a versão final agora?
De certa forma, sim. A Microsoft está oferecendo uma versão de testes do Windows 8 Enterprise que funciona por 90 dias e tem todos os recursos da versão final mais algumas ferramentas adicionais para os profissionais de TI. Não é realmente algo voltado ao consumidor doméstico, e não haverá como atualizá-la para a versão final sem uma reinstalação completa, mas se você realmente quiser experimentá-la, nada te impede. E ainda é possível experimentar o Windows 8 Release Preview, que não tem todos os recursos da versão final, mas permite ter uma boa idéia de como o sistema funciona.
O que as primeiras análises estão dizendo?
A Microsoft forneceu cópias do Windows 8 RTM a alguns membros da imprensa (incluindo a PCWorld), e alguns reviews do sistema já foram publicados.
Naturalmente, a abordagem híbrida “desktop/tablet” da Microsoft tem seus detratores. Preston Galla, da ComputerWorld, acha que o Windows 8 é “um excelente sistema operacional” para tablets, mas que “não funciona tão bem”, para desktops. Já Lloyd Case, membro da nossa equipe nos EUA, não se incomodou com esta abordagem. “Navegar pela interface é mais fácil do que eu imaginava, e todo o conjunto parece ser bastante coeso”, disse ele.
Ainda assim, mesmo os reviews da versão RTM podem ser considerados como “primeiras impressões”, já que não há hardware (PCs, notebooks e tablets) projetados para o novo sistema no mercado. O verdadeiro teste será quando aparelhos como o Microsoft Surface chegarem às lojas.
Via: IDG Now
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, SISTEMA OPERACIONAIS, WINDOWS, WINDOWS 8. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s