Decoder de MPEG-2 e VC-1 e encoder para H.264 no Raspberry Pi

Um anúncio interessante para quem usa o Raspberry Pi para assistir vídeos: o suporte a decodificação via hardware para MPEG-2 e VC-1 pode ser licenciado à parte a partir de agora.
Para cortar custos, o Raspberry Pi não suporta oficialmente estes dois formatos. O custo da licença encareceria o produto final, e em grande volume o grupo por trás da maquininha não teria como arcar com as despesas.
Os interessaados podem comprar a licença individual pela loja no site do projeto. A chave de licença do MPEG-2 sai por £2.40 (cerca de R$ 7,70) e a do VC-1 por £1.20 (cerca de R$ 3,85).
Quem usa o produto como central de mídia pode aproveitar a oportunidade para tocar esses tipos de arquivos no XBMC ou omxplayer usando a decodificação por hardware já presente no produto (apenas não licenciada, até então). O MPEG-2 é muito comum em vídeos baixados, apesar do domínio atual do H.264, e o VC-1 é um formato da Microsoft que também é utilizado por diversos arquivos de mídia.
Falando no H.264, uma coisa que os produtores do Raspberry Pi não sabiam é que a licença utilizada inclui também os direitos de utilizá-lo como encoder. Eventuais aplicativos poderão aproveitar esta funcionalidade. Como a licença já estava embutida no valor do Raspberry Pi, a ativação do encoder de H.264 foi ativada no firmware mais recente.
Há mais detalhes sobre o suporte a esses formatos nesta postagem no site oficial.
Via: Hardware
Anúncios
Esse post foi publicado em CODECS, NOTÍCIAS, RASPBERRY Pi. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s