Walmart aumenta vendas com busca semântica

A Walmart  trabalha com um novo motor de busca baseado na tecnologia de busca semântica. Segundo a gigante do varejo americano, essa nova busca não só ajuda os usuários a encontrarem os artigos desejados no seu site, como também proporciona resultados com base em prováveis interesses e intenções.
Como muitas empresas com plataforma online a Walmart vê a busca como um elemento fundamental para estimular as vendas online. A eBay, por exemplo, anunciou uma atualização da sua ferramenta de buscas para Novembro. A tecnologia foi denominada como Cassini, e deverá substituir a tecnologia Voyager usada desde o início de 2000.
Desenvolvida em 10 meses por uma pequena equipa do @WalmartLabs, centro de tecnologia e investigação do retalhista, a nova ferramenta de busca chama-se Polaris. Baseia-se no projetoSocial Genome do laboratório que utiliza dados públicos na Internet, dados proprietários, e mídias sociais, para identificar entidades e relacionamentos interessantes – e adicioná-los para a Social Genome.
O centro foi criado após a aquisição da Kosmix, de Mountain View, Califórnia. A Kosmix desenvolveu uma plataforma de tecnologia de mídia social capaz de filtrar e organizar o conteúdo em redes sociais de uma forma relevante para os usuários.
O motor de busca usa algoritmos como a compreensão de consulta e a extração de sinônimos para descobrir intenções do utilizador na obtenção de resultados. Como resultado, se um usuário digita a palavra “denim”, ele disponibiliza resultados para “jeans”, enquanto “pastilhas de cloro” dá resultados relacionados com equipamento de piscina – segundo os exemplos fornecidos pela empresa.
Quando um usuário digita a palavra “mobiliário”, ele recebe uma página com múltiplas opções para o quintal. Juntamente parece um banner mostrando artigos à venda e em promoção, para ajudar os clientes a descobrirem artigos que não tenham considerado.
O site da Walmart onde a nova busca esteve em uso nos últimos meses já registou uma aumento de 10% a 15 % no número de clientes que completam uma compra depois de procurar por um produto usando o Polaris – de acordo com a empresa. A varejista planeja lançar a tecnologia, que também pode ser usada para pesquisas em mobilidade, nos seus site internacionais de comércio eletrônico nos próximos meses.
Desde 2008,  o grupo Walmart tem uma loja virtual no Brasil. E desde 2009, a rede tem investido muito nas redes sociais  _ Orkut e Twitter, inicialmente, e desde 2011, no Facebook _  e no próprio blog.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em MERCADO, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s