Avatar Chat será o futuro da comunicação online, diz Intel

Em alguns anos, em vez de receber uma mensagem de texto instantânea, os funcionários poderão ver o rosto do chefe aparecer na tela e começar a falar. Ao menos essa é a visão do chefe do departamento de tecnologia da Intel, Justin Rattner.
Em entrevista à Computerworld, Rattner disse que os pesquisadores da Intel estão trabalhando no que ele chama de Avatar Chat – uma tecnologia de mensagens instantâneas que substituirá mensagens de texto nos comunicadores instantâneos por um avatar que fala e demonstra expressões faciais.
Rattner disse que essa capacidade poderá estar disponível dentro de um ano ou dois. “De vez em quando fazemos algo nos laboratórios [da Intel] e penso, ‘Oh, isso é muito legal”, disse.
Usando o sistema, a pessoa recebe “uma mensagem e, em vez de olhar para um texto, o avatar realmente fala com você. Quando interagir com ele, você ouvirá a minha voz e verá o meu avatar com meu rosto se mover em sincronia com o que eu estou dizendo. É como correio de voz avatar”, acrescentou.

O Avatar Chat contará com produtos de áudio, câmera e tecnologia de reconhecimento facial – a mesma que já existem dentro de computadores, tablets e smartphones. Os avatares vão utilizar gravação de voz enquanto imitam os movimentos e expressões faciais da pessoa que envia a mensagem.

Basicamente, como o aplicativo grava a voz do usuário, também gravará suas expressões para que elas possam ser adicionadas ao personagem – que poderá parecer exatamente como o usuário ou uma versão melhorada dele. “É a maneira como você se vê versus a maneira como você realmente é”, disse Rattner, rindo. “Meu avatar tem mais cabelo.”

Os usuários também serão capazes de criar um personagem pessoal a partir de uma lista de desenhos animados, super-heróis e animais. “Nós achamos que pode ser o equivalente visual dos toques de celular”, disse Rattner. “Você poderia manter um catálogo inteiro de avatares e dizer: ‘nossa, eu me sinto como um gato ou o Hulk hoje’,  e escolher seu avatar.”
“O avatar de desenho já existe há algum tempo em bate-papos, mas a Intel está elevando-o a um novo patamar com uma abordagem muito mais realista, além de adicionar voz”, disse o analista da Moor Insights & Strategy, Patrick Moorhead.
“Ao adicionar voz e gestos faciais, o contexto melhora e permite ao usuário executar múltiplas tarefas sem ter que olhar para a tela do chat para se comunicar”, acrescentou. Moorhead falou, ainda, que o sistema poderia melhorar a comunicação entre os trabalhadores.

“Ao longo do tempo, com o aumento da inovação, esta tecnologia pode ser muito importante para o trabalho”, disse. “O contexto no local de trabalho é tão importante quanto é em casa. Ao mudar dos smileys (emoticons) para um avatar realmente sorrindo, isso aumenta o valor da comunicação.”

O analista da ZK Research, Zeus Kerravala, disse que se ele quiser ver a expressão de alguém, especialmente no local de trabalho, provavelmente irá optar por uma chamada de vídeo. “Um avatar ainda não é você”, disse. “Eu acho que ele tem seu espaço, certamente em jogos ou para os fãs do Justin Bieber que querem criar seus próprios avatares. Caso contrário, por que não usar o vídeo?”

Apesar disso, Kerravala notou que o Avatar Chat pode ser útil para pessoas que não querem aparecer em vídeos, como aquelas que trabalham em casa e passam boa parte do seu dia de pijama.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, SMARTPHONE. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s