Vício em smartphones e tablets causa insônia, aumento de peso e doenças

Tendo problemas para dormir? Ganhando um pouco de peso? Seu smartphone ou computador podem ser os culpados. Na verdade, a culpa é mais provável por conta da sua obsessão com seu laptop e outros dispositivos do que dos aparelhos em si.

Um novo estudo de pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute, em Troy, Nova York, mostra que mesmo uma exposição de duas horas para qualquer dispositivo de iluminação de fundo – smartphone, laptop, tablet – suprime a capacidade do seu organismo de produzir a melatonina, o que pode causar insônia, especialmente em adolescentes e idosos. A melatonina é um hormônio que ajuda a regular o relógio biológico do sono.
O estudo também mostrou que a exposição à iluminação ao longo de “muitos anos consecutivos” também pode levar ao aumento do risco de obesidade e diabetes, bem como do câncer de mama.
“Os desenvolvimentos tecnológicos têm levado a televisores maiores e mais brilhantes, telas de computador e telefones celulares”, disse o pesquisador da universidade Bretanha Wood, que trabalhou no estudo. “Isto é particularmente preocupante em populações, como jovens adultos e adolescentes, que já tendem a ser notívagos.”
O analista da ZK Research, Zeus Kerravala, disse que não estar surpreso que os dispositivos estão afetando a saúde, pois muitas pessoas são obsessivos por eles, mantendo-os constantemente por perto – mesmo quando estão dormindo.
“Eu posso ver que a obsessão com o Facebook, Twitter, mensagens de texto, e-mail e outras dúzias ou mais de maneiras de se comunicar estão prejudicando a nossa saúde”, disse Kerravala. “As pessoas costumavam se desconectar do mundo exterior quando iam para a cama. Mas não fazem mais isso. Quase todo mundo que conheço dorme com o seu dispositivo não mais que poucos metros de sua cabeça, para que não perca quando algo acontece.”
E quando mensagens de texto ou e-mails chegam, dispositivos fazem barulho e iluminam para alertar. Isso significa que mesmo durante o sono, nós estamos sendo bombardeados com essa luz eletrônica.
Para dormir melhor e manter a cabeça longe de outros problemas de saúde, as pessoas devem evitar o uso de seus dispositivos à noite – principalmente, antes de dormir. E não deve mantê-los ao lado da cama à noite. “As pessoas precisam querer se desligar”, disse Kerravala. “Ligue o telefone em outra sala para carregar. Use um despertador como um despertador em vez de seu telefone, e perceba que o que está acontecendo no mundo da mídia social pode esperar até amanhã.”
No entanto, Kerravala mostrou que esta será uma mudança difícil para uma porção de pessoas fazer. “Eu acho que nós fomos realmente fisgados”, observou. “O smartphone é como uma droga que vicia. Quanto mais você usa, mais você quer. É quase como se precisássemos de um SPA (Smart Phone Anônimos) onde precisamos de conselheiros para nos ajudar.”
Pesquisadores da universidade disseram que estão esperançosos de que fabricantes de dispositivos possam usar essa informação para mudar a iluminação em seus dispositivos para que os usuários não sejam tão afetados por ela.
Via: IDG Now
Esse post foi publicado em Curiosidades, REDES SOCIAIS, SMARTPHONE, TABLET. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s