Segurança móvel está longe do ideal, afirma O+K Research

Há uma dica que repito sempre, e à exaustão: coloque senha no seu celular!
Parece exagero? Experimente usar suas redes sociais no táxi, descer no destino desejado e perceber que deixou o aparelho no carro sobre o banco, onde o colocou para pagar a corrida… Só nessa hora você percebe a importância de ter protegido minimamente o acesso de terceiros aos seus APPs.
No meu caso, um sinal vermelho providencial me permitiu alcançar o taxista antes que ele sumisse de vista, e meu celular junto. Mas, desde então, presto muita atenção na APPs que deixo abertas _ especialmente as redes sociais_ e nas informações armazenadas no aparelho. O que me fez prestar atenção, dias desses, em uma reportagem que mencionava uma pesquisa da O+K Research, em conjunto com o Kaspersky Lab, intitulada “Percepção e conhecimentos das ameaças informáticas: o ponto de vista do consumidor”.
Screen Shot 2012-09-24 at 9.07.42 AM
Ela revela que o conhecimento das ameaças aos dispositivos móveis deixa muito a desejar. Apenas metade de todos os usuários móveis acreditam que seus dispositivos são mais ou menos protegidos, e 16% dos donos de tablet e 15% dos usuários de smartphones têm certeza de que seus dispositivos não estão em perigo.
Screen Shot 2012-09-24 at 9.13.33 AM
Cerca de 30% dos donos de smartphones armazenam informação confidencial, como passwords, nestes dispositivos, e 21% guardam informação sensível relacionada com números de cartões de crédito ou detalhes de contas bancárias. Índice que sobe para 28% no caso dos usuários de tablets.
Metade das mais de 11 mil pessoas ouvidas pela pesquisa guarda fotografias e vídeos pessoais. “Também é frequente guardarem livros de endereços e arquivos de IM”, diz a Kaspersky em comunicado, salientando que os valores são superiores no caso dos tablets.
O estudo nota ainda que 45% dos proprietários de smartphones armazenam as mensagens de email nos seus dispositivos, enquanto “a maioria dos utilizadores não diferencia um PC tradicional de um dispositivo móvel no que toca à utilização e, muitas vezes, realiza tarefas de importância vital, incluindo acesso a contas bancárias ou pagamentos online, a partir de qualquer dispositivo”.
Screen Shot 2012-09-24 at 9.16.15 AM
Screen Shot 2012-09-24 at 9.19.00 AM
Realizado em maio de 2012, o estudo ouviu mais de 11 mil pessoas em 25 países da América Latina e América do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África, sendo que 90% dos participantes, maiores de 16 anos, acessam diariamente a Internet através de dispositivos móveis.
Screen Shot 2012-09-24 at 9.21.55 AM
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em Celular, SEGURANÇA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s