Japoneses trabalham em bateria de íon de sódio baseada em açúcar

Cientistas japoneses estão estudando uma bateria que depende de açúcar no processo de fabricação, um material bem mais abundante e barato do que o lítio. Este é um metal raro encontrado em poucos lugares, e o próprio Japão precisa importá-lo pagando caro por isso. Já o tradicional açúcar nem se compara, sendo de produção barata e renovável.
No estudo liderado por Shinichi Komaba, as baterias de íon de sódio são viáveis usando o carbono retirado do açúcar como anódio. O açúcar é aquecido a até 1500ºC num meio sem oxigênio. No final do processo tem-se um pó escuro, basicamente carbono. É possível obtê-lo com diversos outros materiais, mas o açúcar se mostrou um dos mais baratos e viáveis.a
No vídeo abaixo (em inglês) o processo é comentado:

De quebra as baterias feitas por este método conseguem armazenar mais energia do que as convencionais – cerca de 20% a mais do que outras utilizando carbono. São esperados pelo menos uns 5 anos para que a solução se torne viável comercialmente, o que ainda dependeria de investimentos e testes, muitos testes.

Quase tudo evolui rapidamente nos smartphones e tablets atuais: telas, processadores, câmeras… Mas o desenvolvimento de baterias parou no tempo, sendo levado por vários anos sem grandes avanços práticos. Existem várias alternativas em estudo. Se essa dará certo ou não ainda precisaremos aguardar para saber, mas um fato é: algo precisa ser feito.

Via: Hardware

Anúncios
Esse post foi publicado em BATERIAS, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s