Facebook consome 7h por mês no trabalho, diz estudo

Quantas vezes, no meio do expediente de trabalho, você se pegou dando aquela espiada no Facebook ou fazendo algum comentário aparentemente inofensivo no Twitter? O quanto as redes sociais distraem você dos afazeres do dia a dia?
Muito mais vezes do que você pode imaginar. A empresa de Red e App desenvolveu um infográfico que mostra como as interrupções influenciam a produtividade dos funcionários. Foram medidas quantas “escapadinhas” são feitas durante o dia aos mais populares serviços: Facebook, Twitter e e-mails.
Dentre as descobertas mostradas no estudo, 28% do dia seria gasto em interrupções e tempo de recuperação de tarefas. Se levarmos em consideração que um dia de trabalho possui 8 horas, significa que os funcionários gastam um pouco mais de 2 horas se distraindo com abas de serviços não relacionados às atividades.
Ainda segundo a pesquisa, funcionários interrompem suas tarefas uma vez a cada 10,5 minutos, ou seja, quase seis “escapadinhas” por hora. Além disso, mais de 40% dos trabalhos interrompidos não seriam imediatamente retomados – trabalhadores demorariam mais de 23 minutos para voltarem aos afazeres.
Outro dado interessante é que quase metade dos funcionários (45%), segundo o infográfico, acredita poder realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O que não é lá muito real, porque, segundo a análise, tarefas realizadas simultaneamente levam, em média, 30% mais tempo para serem finalizadas do que se fossem feitas sequencialmente.
Redes de interrupções
Segundo o infográfico, o Facebook registra diariamente mais de 1 bilhão de postagens, sendo 700 mil o número de mensagens enviadas a cada segundo pela rede social de Mark Zuckerberg. Ainda de acordo com a análise, a média de tempo gasto por usuários no site, por mês, é de 405 minutos (quase 7 horas!).

Já os números registrados para o Twitter são um pouco menores, mas não melhores. Segundo a pesquisa, 400 milhões de tuites são enviados a cada dia. A média de tempo que usuários gastam no microblog é de 89 minutos por mês (cerca de 3 horas). Por segundo, o número de mensagens chega à marca de 175 mil. Fora isso, a Red e App registrou 1 milhão de novas contas cadastradas a cada dia no site.
Embora a última informação seja surpreendente, vale lembrar que o número de contas falsas também é bem alto. Segundo um estudo realizado pela empresa americana de segurança virtual Barracuda Labs em agosto desse ano, mais de 72 mil contas no Twitter seriam falsas e 11 mil pertencentes a abusadores – pessoas que compram seguidores falsos para ganhar dinheiro com publicidade.
No quesito e-mails, a leitura de mensagens recebidas durante o expediente sugaria 28% do tempo dos funcionários, em média, sendo 112 a média de mensagens que o trabalhador troca durante o dia. O número de e-mails que circula na Internet chega a 62 bilhões, em média, diariamente.
Se você ainda acha que tudo isso não passam de números, saiba que o impacto calculado dessas “escapadinhas” diárias é de cerca de 650 bilhões de dólares por ano, ou mais de 1 trilhão de reais em gastos – isso só nos Estados Unidos.
Para ver o infográfico original (em inglês), clique aqui.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em FACEBOOK, REDES SOCIAIS, TWITTER. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s