Open source está mais forte do que nunca

Há alguns anos, o mundo olhava desconfiado para o open source. Profissionais independentes lutavam contra o modelo de receita do código aberto que se baseava exclusivamente em suporte pago.

No entanto, é possível observar uma mudança nesse cenário a partir do prêmio da InfoWorld batizado de “Best of Open Source Software”, também conhecido como Bossie. Open source está desempenhando papel de liderança entre diversas categorias, não só em desenvolvimento de aplicativos, mas também em Big Data, nuvem privada, e bancos de dados NoSQL. O antigo ditado de que “open source não inova” foi aposentado para sempre.

Veja como exemplo a explosão de bancos de dados baseados em código aberto. O MongoDB, banco de dados 10gen, ganhou um Bossie pelo segundo ano consecutivo. Não muito atrás está Couchbase, que Andrew Oliver, da InfoWorld, chama de “uma ótima escolha para armazenamento de dados operacionais”. Neo4j, Riak e Redis estão começando a obter o respeito que merecem para aplicações sérias.

Outro destaque: open source para software em nuvem privada e outras ofertas destinadas a automação de TI. Escrevi um pouco sobre o vencedor do prêmio nessa categoria, o OpenStack, que definimos como “open source do sistema operacional em nuvem.”

O OpenStack é um projeto único, com uma grande visão de gestão unificada para data center virtualizado. Mas há também outros projetos interessantes, incluindo CloudStack, da Citrix, Ganeti, da Google, e da empresa que popularizou a ideia de “privatização” da nuvem, Eucalyptus.

O Open vSwitch está ajudando a nos levar para a era do software no centro de dados e ajudou a VMware a decidir pagar 1,2 bilhão de dólares na empresa de virtualização Nicira, o que contribuiu para a comunidade Open vSwitch. Puppet e Chef têm uma visão mais humilde, porém útil: ambientes de script para gerenciamento de configuração poderosa.

Finalmente, permita-me chamar sua atenção para uma nova classe dos Bossies: diversão e jogos. Nela, é possível encontrar o OpenRemote, que permite que programadores desenvolvam painéis sensíveis ao toque para automação residencial. Jogos de código aberto incluem os de estratégia 0 A.D. e Stella, um emulador para os clássicos jogos do Atari 2600.

Alguns especialistas, incluindo o blogueiro da InfoWorld Simon Phipps, acreditam que o modelo de código aberto irá triunfar sobre todos os cantos da indústria. Isso pode ser um pouco exagerado. Mas não há dúvidas de que se você está olhando para o motor principal de uma tendência de software brilhante provavelmente vai encontrar um projeto open source no epicentro.

Via: CIO
Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, OPEN SOURCE. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s