Após perder processo de US$ 100 milhões, Jobs decidiu ‘patentear tudo’

O cofundador da Apple, Steve Jobs, tomou a decisão de patentear tudo que sua empresa cria após um processo sobre o iPod que custou 100 milhões de dólares aos cofres da companhia, informa o jornal norte-americano The New York Times.
Segundo o veículo, uma empresa de Cingapura chamada Creative Technology registrou uma patente para a “aparelho portátil de reprodução de música” no mesmo ano em que a Apple lançou o iPod, que tinha muitas similaridades com a patente em questão.
Quando a patente foi concedida para a Creative Technology em 2006, a empresa decidiu processar a Apple por violação, e o processo resultou em a Apple relutantemente tendo que pagar uma multa de 100 milhões de dólares.
Após a derrota no processo por patentes, Jobs disse aos seus gerentes sêniores que “vamos patentear tudo” do então novo iPhone, informou um ex-executivo da Apple em entrevista ao NYT.
A reportagem informa que a Apple realiza “sessões mensais de divulgações de invenções” em que três advogados de patentes e um grupo de engenheiros de software se encontram e discutem suas novas invenções. “Isso é uma patente”, dizem os advogados.
samsungapple_435.jpg
Samsung e Apple protagonizam uma das principais disputas por patentes da atualidade
“Mesmo que soubéssemos que não seria aprovada, entraríamos com o pedido de qualquer maneira”, disse um ex-advogado da Apple em entrevista ao NYT. “Se serve de alguma coisa, pelo menos evita que outra companhia tente patentear a ideia.”
“A Apple sempre defendeu a inovação”, disse a empresa em uma declaração para o NYT. “Para proteger nossas invenções, patenteamos muitas das novas tecnologias desses produtos revolucionários e definidores de categorias. Nos raros casos em que tomamos medidas legais em uma disputa de patentes, é apenas como último recurso.”
Via: IDG Now

Sobre Michael Santos

Com um pé no mundo e outro no design. Com pausas estratégicas para um bom expresso, afinal ninguém é de ferro.
Esse post foi publicado em MERCADO, PATENTES. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário