Marketing digital: afinal, quanto vale um "Like" do Facebook?

Qual é o valor tangível de um seguidor (fã) no Facebook? Especialistas de marketing social têm refletido sobre a questão por anos e ainda assim não estamos perto de uma resposta precisa. No mês passado, a rede social mais popular do mundo “varreu” curtidas (Likes) falsas de suas páginas, para desgosto dos spammers. Mas os esforços ao apostar na rede valem a pena? Se você está usando o FB para marketing legítimo, qual é o retorno para o investimento de ter fãs virtuais?
Dependendo da pessoa pra qual você perguntar, e das métricas usadas, um seguidor do Facebook poderia valer o seguinte:  a) nada b) tão pouco quanto US$ 3,60 c) cerca de US$ 23 d) exatamente US$ 136,38 mais do que um “não-seguidor” ou e) US$ 214,81 para uma organização sem fins lucrativos. Isso é apenas um monte de números – e uma grande variação no valor de um “Like”. Onde está a verdade?
A Ecwid, autoproclamada “segunda maior loja de construção de aplicativos de e-commerce no Facebook”, pesquisou dados de mais de 40 mil lojas da rede social que rodam em seu software para tentar determinar a resposta. Os resultados estão longe de ser definitivos, mas com certeza são interessantes.
Vendas e “likes”
A Ecwid pegou as vendas acumuladas das lojas que usam seu software em 12 meses, e, em seguida, comparou o número total de “likes” de cada uma. A linha de base fornece algumas dicas: em média, cada “curtida” equivale a apenas 21 centavos de dólar em vendas anuais.

Indo mais a fundo, detalhes intrigantes. Para 10% das maiores lojas em volume de vendas, o valor de um “Like” aumentou para US$ 1,20, subindo para US$ 21,49 para 1%  das lojas. Alguns varejistas, obviamente, têm algum tipo de “mágica secreta” quando se trata de envolver a audiência e converter isso em vendas. Um estudo mostrou que apenas 1% de fãs no Facebook interagem com as marcas que seguem.
Mas mais “Likes” significam mais vendas? Não, de acordo com dados da Ecwid. Na verdade, 25% das lojas avaliadas com mais curtidas só ganharam 13 centavos por “Like” ao ano, caindo para 1 insignificante centavo para 1% das lojas com mais fãs. Nenhum desses números chega perto de cumprir a média de 21 centavos de dólar por curtida.
E o que tudo isso significa?
Nada de valor definitivo, infelizmente – além do fato de que não há correlação definitiva entre um “Like” e volume de vendas. Mas mesmo isso acaba não sendo verdade absoluta, já que uma loja com um milhão de curtidas muito provavelmente venderá mais produtos do que outra com apenas 100.

Lembre-se, não importa o número de fãs que você tem no Facebook, e  sim o engajamento.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em MERCADO, NOTÍCIAS, PUBLICIDADE DIGITAL, REDES SOCIAIS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s