Kaspersky está desenvolvendo um sistema operacional seguro para SCADA

Kaspersky Lab
Eugene Kaspersky, fundador da empresa de software de antivírus epônima, quer equipar sistemas de controle industrial, como aqueles usados pelas estações de energia nuclear, com um sistema operacional seguro desenvolvido do zero pela Kaspersky Lab. A empresa já vem trabalhando no projeto, batizado de “11.11”, por dez anos.

A empresa agora confirmou o projeto mas se negou a fornecer qualquer detalhe específico ou informação técnica. Ao invés disso, um anúncio verdadeiramente épico do projeto e seus propósitos termina por ser uma lista geral de problemas e preocupações.

Em uma entrevista com o próprio serviço de notícias da Kaspersky, o Threatpost, o fundador da empresa lança afirmações ousadas e chega até mesmo a dizer que “ninguém nunca tentou criar um sistema operacional seguro.” As pessoas nem mesmo tem que gostar de Theo de Raadt para reconhecer que isso foi exatamente o que ele pretendia com a criação do OpenBSD — meta que ele alcançou com algum sucesso.

Caso o “11.11” se torne um produto finalizado, é de se questionar que empresas ocidentais estejam dispostas a instalar produtos de uma empresa de segurança russa em sua infraestrutura crítica. Por um lado, a qualidade do código dos laboratórios da empresa se tornou uma piada corrente dentro da indústria de segurança — com seus softwares apresentando sérias falhas e vulnerabilidades. Em segundo lugar, na mídia americana o nome de Eugene Kaspersky é frequentemente mencionado nas mesmas sentenças que a KGB ou seu sucesso FSB — uma acusação que ele veementemente nega, preferindo se descrever como “apenas um homem que está aqui para salvar o mundo”.

Via: Linux Magazine

Anúncios
Esse post foi publicado em KASPERSKY, NOTÍCIAS, SISTEMA OPERACIONAIS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s