Com aparelhos HTC, Samsung e Nokia, Microsoft lança o Windows Phone 8

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira em um evento em San Francisco o Windows Phone 8, seu novo sistema operacional para smartphones, com o qual espera reconquistar uma porção significativa de um mercado em rápida expansão.
Joe Belfiore, líder da divisão Windows Phone na Microsoft, apresentou à imprensa os novos recursos do sistema. O software tem uma interface baseda nos mesmos “blocos dinâmicos” (Live Tiles) do Windows 8, muito similar à já usada no Windows Phone 7. Estes blocos mostram informações atualizadas constantemente: um aplicativo de previsão do tempo pode mostrar em seu bloco a previsão mais recente, e o programa de email mostra a última mensagem recebida.
“A grade estática com ícones tem sido o padrão nos smartphones”, disse Belfiore. “Decidimos não usar essa velha metáfora. Nossa idéia é colocar as pessoas no centro da experiência”.
As pessoas com as quais os usuários interagem com maior frequência podem ter seus próprios blocos, mostrando os últimos contatos via e-mail ou redes sociais.
“É o sistema operacional para smartphones mais pessoal que você vai encontrar, e por isso te mantém mais perto das pessoas mais importantes em sua vida”, completou o executivo.
Belfiore também anunciou uma variedade de novos aplicativos que estarão disponíveis para a plataforma, incluindo versões do Facebook, Twitter, Skype, Angry Birds, Urban Spoon e, a partir do início de 2013, o serviço de streaming de músicas Pandora, que dará um ano de música gratuita e sem anúncios para os proprietários de aparelhos com o Windows Phone 8.
“Estimamos que 46 dos 50 aplicativos mais populares em outros smartphones estarão disponíveis no Windows Phone 8”, disse Belfiore. “Isso é um enorme progresso para nós”.
Entre outros recursos mostrados nesta segunda-feira estão uma lockscreen que pode mostrar conteúdo como resultados de esportes, notícias ou fotos favoritas. Há também o Data Sense, que ajuda os usuários a não só monitorar o uso de dados no celular como também traz recursos para reduzí-lo, como a compressão de páginas e imagens na web.
Belfiore disse que, em testes com o recurso ligado, foi possível conseguir 45% a mais de navegação na web antes de atingir o limite do plano de dados. Para funcionar, o recurso precisa de ajuda das operadoras. A Verizon será a primeira operadora nos EUA a suportá-lo. 
Outro recurso interessante é o Kid’s Corner, um ambiente projetado especialmente para permitir que os pais deixem seus filhos brincar com seus aparelhos. Neste ambiente, os “pimpolhos” tem acesso apenas a apps e conteúdo (como filmes e música) previamente autorizado pelos pais, que não correm o risco de ter e-mails apagados ou respondidos acidentalmente.
O início das vendas de aparelhos com Windows Phone 8 está programado para este fim de semana (3 de Novembro), nos EUA e Europa. A princípio estarão disponíveis aparelhos da HTC, Samsung e Nokia. Segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, as 65 lojas da Microsoft nos EUA, que já comercializam o tablet Surface, terão também todos os aparelhos Windows Phone 8 disponíveis no país, e a loja online da empresa terá todas as opções de cores.
winphone8_belfiore_intro-360px.jpg

Joe Belfiore, da Microsoft, apresenta o Windows Phone 8

Com isso inicia-se também uma batalha cujo tamanho não é visto há anos no mercado móvel. Os novos Windows Phone irão competir com o recém-lançado iPhone 5 e com um número cada vez maior de aparelhos baseados no sistema operacional Android, da Google, que é atualmente o sistema mais popular.
Analistas acreditam que o novo software irá levar a Microsoft à posição número três no mercado já no início do próximo ano, quando os aparelhos com Windows Phone representarão 6,6% do mercado de smartphones, em contraste aos 1,8% que representavam no ano passado de acordo com dados do IDC. Em 2016 a Microsoft terá uma participação de mercado de 14,2%, atrás da Apple com 21,2% e do Android com 58,6%, prevê o IDC.
Para conseguir este crescimento é fundamental atrair um grande número de desenvolvedores de apps. Segundo a Microsoft, já existem 120 mil apps escritas para o Windows Phone 7.5 em sua loja, e elas são compatíveis com o Windows Phone 8. Nesta terça-feira a Microsoft irá lançar um kit de desenvolvimento de software (SDK) para a nova plataforma, disponível gratuitamente a todos os desenvolvedores interessados.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em NOKIA, NOTÍCIAS, SMARTPHONE, WINDOWS PHONE. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s