Facebook Messages renova visual e fica parecido com um webmail

Em agosto, o Facebook anunciou uma atualização para o Facebook Messages. O update finalmente chegou aos usuários brasileiros na semana passada e, além da cara nova, traz outras funcionalidades que o transformam ainda mais em um webmail.
A primeira delas é o processo de compartilhamento de fotos, que ficou mais prático. O usuário pode carregar várias fotos ao mesmo tempo, para serem anexadas à própria mensagem e até mesmo selecionar fotos de álbuns do Facebook.

Antigamente era necessário carregar cada arquivo manualmente e não havia como encontrar fotos antes enviadas. Agora funciona da seguinte forma: há dois botões específicos para selecionar o que o usuário gostaria de anexar à mensagem: o “Anexar arquivos” e o “Adicionar fotos”, localizados abaixo da caixa reservada para escrever a mensagem.

barra-FB_435

O primeiro botão serve para enviar arquivos no geral (incluindo imagens). Ao clicar nele, abrirá uma pasta diretamente do computador e o usuário poderá selecionar qualquer arquivo da sua máquina. Agora, se o anexo é especificamente uma foto, o jeito mais fácil de anexá-la à mensagem é clicar no segundo botão. Ao selecioná-lo, abrirá uma janela própria da rede social com duas opções distintas: uma de imagens do computador do usuário e outra de imagens dos álbuns da rede.

abre-FB_435

Pela primeira opção, o usuário envia fotos do próprio computador e elas poderão ser rapidamente acessadas mais tarde, se ele quiser enviá-las novamente para outro destinatário, por exemplo. Funciona mais ou menos como o armazenamento em nuvem do SkyDrive, você sobe as fotos e pode acessá-las posteriormente, com apenas um clique. A segunda opção abrirá todas as fotos já enviadas pelo usuário, disponíveis nos álbuns. Basta “ticar” a foto desejada para adicioná-la.

Outra mudança é a opção de envio de mensagens para usuários que não estão na lista de contatos. Você poderá colocar o nome de um usuário que é “amigo de um amigo” e o recurso autocompletar de busca da rede achará o destinatário que você deseja, sem que você precise entrar no perfil dele para fazer isso, ou precise saber seu e-mail.

Ainda no campo de envio, lembram-se que o Facebook estabeleceu automaticamente para cada usuário um e-mail @facebook.com? Pois bem, você não precisa mais trocar mensagens apenas entre contas da rede social. Por meio do recurso, você pode apenas digitar o endereço de e-mail que quiser – do mesmo modo que você faria no seu Outlook ou GMail, por exemplo – e clicar em enviar.

A mensagem chegará ao seu destinatário com o remetente seunome@facebook.com. O assunto será “Conversation with (seu nome de usuário)”. Se seu colega responder à mensagem, ela será diretamente enviada no seu Facebook. Simples assim.

Talvez você também note que não há mais o campo para selecionar o “envio de mensagens para celular”. É provável que ele tenha sido retirado do site, porque, com os aplicativos para dispositivos móveis, seu colega receberá a mensagem de qualquer forma, se ele estiver conectado. Então essa caixa de “autorização” seria desnecessária.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o Help Center da rede.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em FACEBOOK, NOTÍCIAS, REDES SOCIAIS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s