Suporte principal do Windows 7 acaba em 2015, avisa Microsoft

Toda versão do Windows tem uma “data de óbito” bem definida. É a data na qual a Microsoft cessa o suporte ao software, o que força os usuários a um upgrade (se quiserem suporte) ou a continuar usando-o por sua própria conta e risco.
Embora não seja crítica para os usuários domésticos (que no geral atualizam muito antes do fim do suporte), está é uma informação importante para empresas, que tem ciclos longos de upgrade de software e contratos de suporte essenciais para manter suas estruturas de TI em funcionamento.
Este “óbito” acontece em duas fases, e o Windows 7 já tem suas datas estabelecidas. A Microsoft irá encerrar o que chama de “suporte base” em 12 de Janeiro de 2015. Mas continuará oferecendo o que chama de “suporte extendido” até 14 de Janeiro de 2020. Vou explicar:
Até 12 de Janeiro de 2015 a Microsoft irá continuar a fornecer o mesmo nível de suporte ao Windows 7 que existe hoje. Isso inclui atualizações de segurança e hotfixes para problemas não críticos. Reinvindicações de garantia serão honradas, e se sua licença inclui suporte a incidentes sem custo, você continuará a recebê-lo. Até esta data a Microsoft pode até mesmo adicionar recursos ao sistema operacional (através de um Service Pack).
Mas a partir desta data o Windows 7 entra no período de “suporte estendido”, que cobre apenas o básico. Atualizações de segurança ainda serão distribuídas gratuitamente, mas hotfixes não relacionados a segurança só estarão disponíveis a usuários com um contrato de suporte pago, e é necessário adquirir o serviço antes de 15 de Abril de 2015. Não haverá mais suporte gratuito, a Microsoft não irá honrar reinvindicações de garantia e não irá adicionar novos recursos ao sistema.
Já a partir de 15 de Janeiro de 2020, a Microsoft cessará qualquer forma de suporte ao sistema operacional. Ou seja, ela na prática “abandona” o Windows 7, incluindo o desenvolvimento de atualizações de segurança, mesmo que críticas. Quem quiser continuar usando o sistema após este ponto, quase 11 anos após o lançamento, terá de prosseguir por sua própria conta e risco.
Vale mencionar que o suporte base ao Windows XP se encerrou em 14 de Abril de 2009, e o estendido se encerra em 8 de Abril de 2014. O suporte base do Vista se encerrou em 12 de Abril deste ano, e estendido se encerra em 11 de Abril de 2017.
Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em MICROSOFT, NOTÍCIAS, WINDOWS 7, WINDOWS 8. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s