Mozilla anuncia o “Shumway”: uma nova alternativa ao Flash no Linux

Mozilla anuncia o “Shumway”: uma nova alternativa ao Flash no Linux
um tempo atrás a Adobe decidiu descontinuar o Flash para o Linux, e desde então algumas iniciativas tem sido tomadas para contornar isso.
O Google decidiu investir no Pepper: uma API (PPAPI) do Flash que foi desenvolvida inicialmente pela Adobe e hoje é mantida oficialmente pelo Google. Porém o Pepper está disponível apenas para Chrome/Chromium e seu código é lacrado a sete chaves pelo Google. E nessa brincadeira o Firefox havia ficado a merce de inciativas como o LightSpark e o Gnash, as quais ainda não mostraram tanta eficácia em ambientes de produção.
Apesar do advento do HTML5 e da quada vertiginosa do Flash, ainda há muito conteúdo na web em Flash e os usuários Linux (mais precisamente os usuários Linux que usam o Firefox) viam-se obrigados a usar uma versão do Flash Player totalmente obsoleta que havia sido “largada as traças” pela Adobe.
Tendo em vista este cenário, a Mozilla anunciou o Shumway: um processador de conteúdo Flash que usaHTML5. O código está disponível gratuitamente (e Livre) em repositórios específicos, e os mais aventureiros já podem tente seguir as instruções da página para usá-lo no Firefox. Não se sabe quando o projeto irá atingir maturidade para ser liberado nativamente com o browser da Mozilla, porém promete ser a “solução dos problemas com Flash” no Linux.
Anúncios
Esse post foi publicado em Linux, MOZILLA, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s