Diversão: Os 15 melhores jogos casuais para o Windows 8

Algumas vezes mesmo o gamer mais dedicado precisa descansar de explosões e complicadas macros de seu MMO favorito e buscar outras formas de se distrair. A seleção de jogos casuais disponíveis para o Windows 8 ainda não consegue se igualar aos catálogos do Google Play (para smartphones e tablets Android) e App Store (para iPhones e iPads), mas ainda assim há uma grande quantidade de opções.
Mas como descobrir quais delas são dignas de sua atenção? Depois de sacrificar várias horas de sono “trabalhando” arduamente, cheguei a esta seleção de 15 games que você deve conhecer. Muitos deles são versões de jogos que talvez você já conheça dos tablets e smartphones. Mas tenha cuidado! não importa a origem, eles podem te prender madrugada afora com “só mais uma partida”.
Todos os jogos listados podem ser encontrados na Windows Store, a loja de aplicativos do Windows 8. Basta clicar no bloco “Loja” na tela Iniciar.
Robotek
Neste jogo produzido pela Hexage você é um humano tentando retomar o controle de um mundo dominado por um maléfico império robótico, e conta com a ajuda de seus próprios robôs. A jogabilidade em turnos mistura eventos aleatórios, inspirados por máquinas de caça-níqueis, com estratégia pra valer durante os mais de 200 “nós” no mapa que devem ser conquistados. 
win8games_robotek-360px.jpg
Robotek
Há um modo multiplayer gratuito, e os gráficos em “neon” combinados a uma trilha sonora eletrônica dão ao jogo uma estética “retrô”. Mas fique de olho em seus recursos! Se você entrar em uma onda de azar (ou estratégia ruim) poderá ter de comprar “carga” adicional com dinheiro de verdade para continuar jogando.
Draw a Stickman Epic
Sua primeira tarefa neste jogo é desenhar um bonequinho de palitos (o Stickman), e então desenhar um amigo para ele. Mas sem aviso um livro com dentes afiados surge e engole seu amigo, e seu Stickman decide mergulhar nas mandíbulas da fera para salvá-lo, dando início à aventura.
win8games_stickman-360px.jpg
Draw a Stickman Epic
Durante o jogo você usa várias “canetas” para desenhar itens que irão ajudá-lo a avançar entre os níveis, e pode até atear fogo em coelhos, o que é divertido. Mas tenha cuidado, porque a chama também pode incendiar seu herói. O jogo tem duas versões, uma gratuita e outra “premium”.
Fruit Ninja
Creio que hoje em dia todo mundo conhece a premissa de Fruit Ninja, um clássico dos jogos casuais com versões para quase qualquer aparelho equipado com uma tela sensível ao toque: frutas voam pelo ar e seu “ninja” deve partí-las ao meio, sem errar nenhuma.
win8games_fruitninja-360px.jpg
Fruit Ninja
Para isso basta deslizar os dedos, ou o cursor do mouse, sobre a fruta em um movimento de corte. Cortar múltiplas frutas com um único golpe rende pontos extras, mas cuidado com as bombas: se você acertar uma delas o jogo acaba. É um jogo simples e viciante. A versão para o Windows 8 traz três modos de jogo: Classic, Arcade e Zen, e custa US$ 5.
Word Blast
Visualmente esse jogo não chama a atenção, mas é muito divertido. É uma mistura de “Boggle” com “Hexic”: você precisa encontrar palavras em meio a um emaranhado de letras e atingir uma pontuação mínima antes do tempo acabar. Cada palavra encontrada rende pontos e adiciona segundos extras ao cronômetro, e é possível rotacionar blocos de letras para ajudar a formar novas combinações. O jogo começa devagar, mas logo você entrará em um ritmo frenético formando uma palavra atrás da outra, buscando aqueles preciosos segundos a mais. Altamente recomendado.
win8games_wordblast-360px.jpg
Word Blast
Totemo
Outro jogo da Hexage, em Totemo você precisa prender “espíritos” a um totem e limpar o tabuleiro para avançar para o próximo nível. Você pode conectar um espírito a outro na mesma linha ou coluna, desde que não haja nada entre eles. O número de espíritos que você precisa conectar antes de prendê-los depende do tamanho do totem: se ele tem quatro “cabeças” de altura você precisa de quatro espíritos.
win8games_totemo-360px.jpg
Totemo
Este excelente quebra-cabeças é menos complexo do que você pode imaginar, mas bolar uma estratégia para a vitória antes mesmo de fazer o primeiro movimento se torna muito importante nos estágios mais avançados.
Jellyfish: Tentacle Debacle
Neste jogo você é uma água-viva navegando pelos mares e comendo plancton enquanto evita cair nas garras (ou mandíbulas) de predadores. Eventualmente surgirá um ovo, que você deve proteger de peixes famintos e perigos espalhados pelo cenário para passar para o próximo nível.
win8games_jellyfish-360px.jpg
Jellyfish: Tentacle Debacle
Correntes marinhas complicam a tarefa, junto com o fato de que muitas vezes você terá de lidar com vários ovos de uma só vez. Os visuais em estilo cartoon são impressionantes e trazem à memória um outro jogo chamado Feeding Frenzy, da PopCap. Há uma versão grátis, mas ela é limitada a seis níveis.
Inkarus
Em Inkarus você tem de ajudar um simpático pinguim que sonha em voar. Para isso ele projetou uma máquina que o levará aos céus, desde que consiga coletar engrenagens e penas suficientes. Para ajudá-lo você desenha linhas na tela que guiam o personagem em direção aos objetos espalhados pela fase, evitando que ele despenque para a morte. Parece simples, não? Espere só até você chegar aos níveis mais avançados…
win8games_inkarus-360px.jpg
Inkarus
Dredd vs. Zombies
Cara, é o Juiz Dredd contra uma horda de zumbis! Dá pra ser melhor? Este shooter visto “de cima” é um dos poucos disponíveis no ecossistema da Microsoft. Os gráficos 3D são simples, mas bons o suficiente para um jogo casual, e vagar pelos níveis destruindo zumbis com armas de tamanho e calibre cada vez maiores nunca é cansativo, embora o nível de dificuldade suba rapidamente. Mas para conseguir algumas das melhores armas e upgrades você vai ter de “ralar” repetindo fases para conseguir a moeda do jogo, ou comprá-las usando dinheiro de verdade.
win8games_dredd-360px.jpg
Dredd vs. Zombies
Cut the Rope
Não deixe a aparência fofinha te enganar. Neste excelente quebra-cabeças um doce está pendurado por cordas que devem ser cortadas com um movimento dos dedos (ou do mouse). O objetivo é encontrar a sequência certa de cortes e gestos para levar o doce até a boca do faminto monstrinho Om Nom, completando o nível.
win8games_cuttherope-360px.jpg
Cut the Rope
Estrelas espalhadas pelo cenário podem ser coletadas e dão pontos extras. Quanto mais você avança, mais complicados ficam os níveis: você precisará analisar o cenário com calma e cortar as cordas na ordem e tempo certos para alimentar seu bichinho. A versão gratuita tem 27 níveis.
Angry Birds Star Wars
Angry Birds Star Wars é um sucesso graças à jogabilidade consagrada – uma mistura dos níveis da série tradicional com a mecânica gravitacional de Angry Birds Space – mas brilha mesmo graças à perfeita união de duas séries icônicas, sem perder o charme de nenhuma delas. Esse não é um “Mash Up” feito às pressas, é uma carta de amor aos fãs.
win8games_birds-360px.jpg
Angry Birds Star Wars
Ver os familiares personagens de Angry Birds imitando seus personagens favoritos de Star Wars é hilário. E cada um tem poderes específicos que dão profundidade extra ao jogo, esteja você usando a Blaster do pássaro Han Solo contra os “Storm Piggies”, manipulando a força como o pássaro Obi-Wan ou brandindo um sabre de luz como um pássaro vermelho fazendo sua melhor imitação de Luke Skywalker. E a história também é ótima.
Armed
Chamar Armed de “jogo casual” pode ser um exagero, mas como legiões de fãs podem atestar o jogo é ótimo, apesar de um pouco mais complicado que o clássico “Caça Minas”. Este jogo de estratégia troca uma história pelo foco na guerra em turnos, colocando você contra um oponente em uma batalha até a morte.
win8games_armed-360px.jpg
Armed
Veteranos da série Command & Conquer irão se sentir em casa lutando por recursos, construindo fábricas e cuidadosamente montando um exército com um misto de diferentes unidades de combate. Os gráficos são ótimos, a música é ótima, o modo multiplayer é ótimo, e o jogo é ótimo, ponto. O primeiro mapa é grátis, mas para liberar todos os outros é necessário pagar US$ 4.
Radiant Defense
Este é o terceiro jogo da Hexage (além de Robotek e Totemo) nesta lista, e traz uma nova abordagem no gênero “Tower Defense”. Combata o avanço de uma horda alienígena usando um abundante arsenal de armas, armadilhas e a capacidade de moldar o campo de batalha para controlar o avanço do inimigo. Alguns níveis podem ser extremamente desafiadores, e a Hexage vende dentro do jogo itens que podem facilitar as coisas, mas nenhum destes extras é realmente necessário para completar a missão. 
win8games_radiant-360px.jpg
Radiant Defense
Os gráficos são simples e trazem o estilo “neon” típico da empresa, e o diálogo propositamente truncado é hilário. Não dá pra esperar menos de um jogo cuja descrição começa como “MILHÕES DE ALIENS IRÃO MORRER”.
Jetpack Joyride
A jogabilidade simples no estilo “corrida sem fim” deste jogo, produzido pelos criadores de Fruit Ninja, lembra os jogos de ação dos consoles de 8 bits. Você controla o “herói” Barry Steakfries e sua mochila a jato numa corrida desesperada para escapar de um laboratório secreto. Um toque na tela (ou no mouse) dispara metralhadoras acopladas à mochila, impelindo o herói em direção ao ar. Tudo o que você tem que fazer é evitar os obstáculos e coletar moedas.
win8games_jetpack-360px.jpg
Jetpack Joyride
Claro que isso não é tão fácil quanto parece, já que tudo se move em alta velocidade. Há veículos que adicionam variedade ao jogo, além de gadgets que lhe dão vantagens e um sistema de missões que você deve completar, como “atropele cinquenta cientistas” ou “percorra mil metros sem pegar nenhuma moeda”. Muito, muito recomendado. 
Pinball FX 2
Esta é uma adaptação perfeita de um jogo originalmente lançado no Xbox 360. Os gráficos impressionam, os sons são precisos e a física simula uma velha máquina de Pinball (também conhecida como “Fliperama”) com precisão. O jogo vem com uma mesa (Marte) grátis, mas há outras mesas com temas variados – Homem-Aranha, Capitão América e Earth Defense, entre outras – disponíveis por US$ 3 cada. Elas são mais que uma simples mudança visual, e trazem obstáculos e jogabilidade próprios.
win8games_pinballfx2-360px.jpg
Pinball FX 2
O jogo se integra à sua conta na rede Xbox Live, então você pode competir com amigos que tem a versão para o console para ver quem tem a maior pontuação. Experimente este jogo em um PC “All in One” com uma tela grande. É sensacional.
Shuriken Ninja
Este jogo é um sucesso entre os proprietários de smartphones com o Windows Phone, e bastam alguns minutos para entender o motivo. Você tem cinco shurikens por nível, que deve usar para destruir vários alvos móveis. O apelo do jogo está nos “truques”: muitos alvos estão protegidos por obstáculos, o que o força a cortar correntes ou rebater suas armas em paredes de metal para conseguir atingí-los. Os níveis mais avançados são diabolicamente difíceis, mas se você acha que pode fazer melhor pode usar um editor de níveis integrado. Se quiser variar um pouco, experimente os modos Target Challenge e Shinto.
win8games_shuriken-360px.jpg
Shuriken Ninja

Via: IDG Now
Anúncios
Esse post foi publicado em JOGOS, WINDOWS 8. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Diversão: Os 15 melhores jogos casuais para o Windows 8

  1. Pedro Vieira disse:

    mas como comprar as mesas do PINBALL FX 2? não tem nenhum botão indicando onde comprar ou coisa assim… já entrei no site oficial e nada… alguém aí sabe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s