HD – Como funciona e pra que serve | Parte I

Ae galera vou falar um pouco sobre “HD” é o seguinte tem muita gente que se acha bem entendida e acaba falando o que não deve! conheci uma senhora que se diz que foi do tempo do DOS… beleza!

Mais o engraçado é que ele sendo do tempo da tela preta e pode acompanhar e evoleção dos PC´s ela pra ela saber que o HD não tem nada haver com processamento de dados… e que a temperatura interna do micro influencia diretamente no desempenho da máquina!

Pensando nisso vou tentar explicar de forma clara qual é a função do HD no funcionamento do PC.

“Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), “memória de massa” ou ainda de “memória secundária” é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.”

Acredita-se que o primeiro HD tenha surgido no ano de 1956, e tinha capacidade de armazenamento de 5 MB de dados. O IBM 305 RAMAC, como foi chamado este HD, possuía dimensões enormes: 14 X 8 polegadas. Outra característica importante desse HD é o seu preço, custava em média 30 mil dólares. Ao longo dos anos a estrutura desse tipo de equipamento mudou muito, atualmente existem vários modelos, porém, o tamanho acabou diminuindo muito. A capacidade de armazenamento também foi aperfeiçoada ao longo tempo.
 

Mas afinal, como funciona um HD?

Considerando que um HD possui o braço, eixo, disco (também chamado de prato), cabeça de leitura e gravação e ainda o atuador, o seu funcionamento se dá através da movimentação desses itens descritos.
Os pratos de um HD são onde os discos são armazenados, no geral, são de alumínio recoberto por um material magnético e por mais uma camada de material protetor. Assim, quanto mais for trabalhado o material magnético, maior será a sua capacidade de armazenamento do disco. 
Esses discos ficam posicionados sob o eixo, que é responsável por fazê-los girar. Nos HDs também possui um dispositivo chamado de cabeça, ou cabeçote, de leitura e gravação. O seu tamanho é bastante pequeno, nele contém uma bobina que usa impulsos magnéticos para que as moléculas possam se movimentar sobre o disco e assim gravar os dados. Nos modelos de HDs mais modernos, a cabeça de gravação conta com dois componentes, um responsável pela gravação e outro direcionado à leitura. 
O atuador presente na estrutura do HD é responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e com isso permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação sai de forma correta, o atuador conta em seu interior uma bobina que é “induzida” por imãs.
A parte responsável por todo o armazenamento de dados são os discos magnéticos, na qual são formadas por duas partes, a primeira delas é chamada de substrato. Porém, o HD não armazena os dados em um disco metálico, na qual tem finalidade de proporcionar um instrumento gravável, deste modo estes discos são recobertos por camadas de substâncias magnéticas, dando origem ao nome de “discos magnéticos”. 
Apesar dos discos magnéticos serem considerados extremamente frágeis, eles são bastante resistentes.  Eles são montados em eixo que os faz sofrer rotação em alta velocidade. 
O responsável pela leitura e também gravação de dados sobre o disco magnético é chamado de “cabeça de leitura”. A cabeça de leitura posiciona um leitor (uma espécie de “agulha”) sobre os discos magnéticos para ler ou gravar dados. Esses dados são lidos e gravados sem que a agulha encoste no disco. Isso só acontece porque o HD é hermeticamente fechado e em consequência à alta velocidade em que o disco é submetido, a cabeça de leitura acaba sendo jogada para cima.

O atuador é uma peça que movimenta a cabeça de leitura em torno do disco e ele funciona por atração/repulsão magnética.

 

Quais cuidados devemos ter com os HDs?

Veja algumas dicas para evitar que seu HD pare de funcionar:

  • Evite que seu HD sofra um impacto forte. Assim, é necessário manusear o seu computador com muito cuidado, evitando que ele bata com força em alguma superfície. Ao transportar o seu aparelho, deixe ele sempre protegido e em lugar fixo, de preferência em uma superfície acolchoada; 
  • Nunca deixe o seu computador perto de imãs ou mesmo outros dispositivos magnéticos. O HD possui uma carcaça de proteção, para tanto, sempre existe o risco de o magnetismo acarretar em uma perda de dados, então, melhor evitar;  
  • Tenha cuidado com a temperatura de seu HD. O calor é um grande inimigo deste dispositivo. Leia o manual do seu aparelho e descubra a temperatura máxima que ele suporta;
  • Evite poeira. O HD não gosta de sujeira, então, deixe o seu computador sempre protegido do pó. Use capas protetoras quando não estiver manuseando a sua máquina. 
 
Veja abaixo a capacidade de um HD: (Fonte: Wikipédia) 
Informado na Compra Considerado pelo Sistema
1 GB 0,93 GB
2 GB 1,86 GB
3 GB 2,79 GB
4 GB 3,72 GB
5 GB 4,65 GB
6 GB 5,58 GB
7 GB 6,51 GB
8 GB 7,41 GB
9 GB 8,38 GB
10 GB 9,31 GB
15 GB 13,97 GB
20 GB 18,63 GB
30 GB 27,94 GB
40 GB 37,25 GB
50 GB 46,56 GB
60 GB 55,87 GB
70 GB 65,19 GB
80 GB 74,53 GB
100 GB 93,13 GB
120 GB 111,76 GB
160 GB 149,01 GB
200 GB 186,26 GB
250 GB 232,83 GB
300 GB 279,40 GB
400 GB 372,53 GB
500 GB 465,66 GB
640 GB 596,17 GB
750 GB 698,49 GB
1 TB 931,32 GB
1.5 TB 1.396,98 GB
2 TB 1.662,64 GB
2.5 TB 2.328,30 GB
3 TB 2.783,96 GB

Todos os valores acima são aproximações 

 Espero ter esclarecido de forma clara o que é um HD e como ele funciona.. Em breve estarei trazendo aqui um tutorial feito na minha bancada onde vou mostrar umas dicas bem legais sobre HD e fazer um continuação desse assunto.

Fontes:

Oficina da Net

Wikipedia


Anúncios

Sobre Michael Santos

Com um pé no mundo e outro no design. Com pausas estratégicas para um bom expresso, afinal ninguém é de ferro.
Esse post foi publicado em DICAS, HARDWARE, HD. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para HD – Como funciona e pra que serve | Parte I

  1. Mizael Bezerra disse:

    Bom dia, o ímã neodímio encontrado no atuador é envolto em duas placas de metal para que o campo magnético não se propague e afete outras peças do HD, de que material é feito essas placas que se encontra uma em cada polo do imã?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s