Especificações do HTML 5 e Canvas2D foram concluídas

Demorou menos do que muitos esperavam, mas enfim: o padrão HTML 5 finalmente está mais perto de ser considerado um padrão de fato, embora ainda não tenha recebido este título. O W3C finalizou as especificações desta versão, uma das mais promissoras de toda a história desta linguagem de marcação.
HTML é essencial para a web como a conhecemos: todas as estruturas das páginas da web lidas nos navegadores são baseadas em HTML. Com alguns complementos as páginas ficam como são, já que o HTML entrega o conteúdo mínimo e a estrutura. Entre os complementos que não fazem parte direta das especificações do HTML estão programas no lado do servidor, CSS para controlar os estilos, Javascript para programação no cliente, etc.
O HTML 5 trouxe várias inovações que no HTML 4.x só eram possíveis com gambiarras ou plugins proprietários, como Java ou Flash. Uma das grandes vantagens é ser um padrão aberto e multiplataforma. A interpretação de códigos HTML 5 pode ser implementada em qualquer plataforma ou sistema, independente de um grupo controlador do padrão (diferente do Flash, que depende diretamente da Adobe, por exemplo).
Mesmo não sendo um padrão ainda, vários navegadores passaram a adotar as especificações, o que levou diversos desenvolvedores de sites a considerar os recursos como prontos para uso… Isso já tem alguns anos, e a adoção precoce beneficiou imensamente o resultado final, já que muita gente teve tempo para testar na prática as novidades. Isso sem nem mesmo saber que são parte do HTML 5.
Gráficos mais suaves, melhorias na formatação, novos tipos de dados, inúmeras formas de manipulação de gráficos… Tudo isso com um desempenho cada vez mais interessante, dada a corrida pela otimização dos motores dos navegadores.
Com a finalização das especificações, nada radical vai entrar ou sair do HTML 5 no estado atual. Agora a corrida do W3C é para finalizar os testes e ajudar a proporcionar uma estabilização, quando então será formalizado o padrão.
Junto com as especificações do HTML 5 foram finalizadas as do Canvas2D. O pessoal não fica parado: agora começaram a preparar os rascunhos do HTML 5.1 e Canvas 2D Level 2, com mudanças que não ficaram prontas a tempo para a inclusão imediata – caso contrário o padrão nunca seria “finalizado”, dificultando a adoção por parte dos fabricantes de navegadores e produtores de sites.
Veja o anúncio no site da W3C:
No site do grupo há muitas informações sobre o formato, que podem ser extremamente úteis para quem tem site ou blog.
Anúncios
Esse post foi publicado em DESENVOLVIMENTO, HTML 5, NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s