Nikon inicia processo de falência no Japão

Nikon_falência

O que muitos estavam temerosos finalmente aconteceu. A Nikon, uma das maiores fabricantes de câmeras fotográficas do mundo, iniciou processo de falência nesta segunda feira no Japão. A coisa não estava muito bem para a empresa nipônica nos últimos anos, mas a situação atingiu nível crítico neste mês quando a China proibiu a venda da Nikon D600 em seu território. Esse foi uma grande pancada na credibilidade da empresa que já vinha cambaleando na bolsa de valores de Tóquio e, por conta disso, não conseguiu mais segurar as aparências. Muitos acreditavam que a Nikon poderia se refazer dos constantes prejuízos e das baixas vendas, mas a visão limitada de seus executivos, que ainda acreditavam na recuperação do mercado de câmeras compactas, causou ainda mais descrédito dos investidores que fugiram em bandos na tentativa de vender suas ações.

O Vice-Presidente da empresa para assuntos estratégicos, Shinya Takeda, lamentou que as coisas tenham chegado até esse ponto e espera que seja encontrada uma saída para os consumidores que apostaram na marca e tradição até agora. Segundo Akira Hōjō, jornalista de Tóquio, a saída que Takeda está se referindo é que a empresa possa ser vendida para um consorcio internacional que está interessado nas diversas patentes de tecnologia desenvolvidas pela Nikon ao longo dos anos. Porém, Akira aponta que, se o negócio não se concretizar, o destino da empresa é fechar as portas. Embora as informações ainda sejam desencontradas, outro repórter de Tóquio, Osamu Saionjigarante que as gigantes da tecnologia como Apple e Samsung estão de olho na carcaça do gigante morto e estariam se organizando rapidamente para adquirir as melhores patentes. Em meio a todo a toda confusão, existem noticias vazadas da alta cúpula da organização de que o Presidente da Nikon, Shimazu Mizue, teria honrado seus antepassados Samurais e cometido Seppuku.

Do outro lado do mundo, na filial americana, ninguém sabe ainda o que pode acontecer, visto que o caos se instaurou na matriz japonesa e as informações são escassas e sem confirmação. O Presidente da filial americana, Michael Coldsmith-Briggs, não soube responder as perguntas dos repórteres que começaram a se aglomerar nas portas da empresa. Informações não confirmadas oferecidas pelo repórter Mikael Blomkvist apontam que funcionários da filial americana estão promovendo saques nos depósitos da empresa a fim de garantir alguma forma de indenização. Como bem apontou o analista de mercado Ron Burgundy, nenhuma empresa é tão grande que não possa cair.

Entenda o caso

A Nikon, que já foi uma das grandes empresas de fabricação de equipamentos fotográficos do mundo, vinha passando a tempos por turbulências. As ações da empresa estavam em queda por conta da retração na venda de câmeras fotográficas, tanto as compactas como as reflex. Mesmo que o fenômeno tenha afetado a todos os fabricantes de câmeras fotográficas (reflexo da concorrência contra os Smartphones de alto desempenho) a Nikon sentiu a facada mais forte, visto que só trabalha com a produção de câmeras e lentes, enquanto as outras empresas possuem outros ramos de atuação. O problema só se agravou mais com as declarações de que iriam continuar apostando no mercado de câmeras compactas (enquanto todos os outros fabricantes estavam saindo desse segmento) e por causa da perda de credibilidade causada por toda a história envolvendo a Nikon D600.

Fonte: Meiobit

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Nikon inicia processo de falência no Japão

  1. Keith disse:

    1º de Abril! :p

  2. Lorota da Silva disse:

    Pior q teve gente q copiiou

  3. Pingback: Não existe empresa imbatível | Blog do FF escritor

  4. Fábio Costa disse:

    Shinya Takeda o Júpiter dos CyberCops. Kkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s