Microsoft alerta: vulnerabilidade afeta TODAS as versões do IE

Num primeiro alerta de segurança após a aposentadoria do Windows XP, a Microsoft publicou neste final de semana comunicado informando a descoberta de uma vulnerabilidade nas versões 6,7,8,9,10 e 11 [ou seja, todas as versões] do navegador Internet Explorer (IE), que permite aos hackers invadir e executar remotamente código malicioso em PCs.

A vulnerabilidade foi identificada primeiro pela empresa de segurança FireEye que, na sexta-feira, 25/04, liberou um alerta de “zero day” mencionando que o problema atingiria as versões 9, 10 e 11 do IE. O alerta da FireEye foi seguido no sábado pelo comunicado da Microsoft.

Segundo a Microsoft, foram identificados atentados contra usuários do IE que, ao visitar certos sites maliciosos de internet, foram atingidos por um tipo de ataque chamado “drive-bys”. O ataque está na lista das invasões mais perigosas porque um browser vulnerável pode ser hackeado no momento em que ele abre a URL maliciosa.

A companhia explica que a vulnerabilidade permite que o Internet Explorer acesse um um objeto na memória do computador que já tenha sido apagado ou que não tenha sido alocado de forma apropriada. Ela permite corromper a memória da máquina de uma forma que dá ao atacante a chance de executar remotamente um código malicioso enquanto o usuário está visitando o site.

O risco é de cibercriminosos prepararem sites projetados especificamente para esse tipo de ataque e atrairem os usuários para eles por meio de uma mensagem de email falsa ou outro tipo de link.

Todas as versões do IE estão sob risco, incluindo a versão 6 do IE de 2001, que ainda recebe updates de segurança no Windows Server 2003 mas que, desde 8 de abril de 2014, não mais receberá nenhum update de segurança no Windows XP, já que essa versão do sistema operacional foi aposentada.

A Microsoft não prometeu explicitamente uma correção da falha, mas é esperado que a empresa o faça usando sua já tradicional Patch Tuesday, uma terça-feira em que a companhia distribui um lote de correções e updates para seus produtos de software. A próxima Patch Tuesday está programada para 13 de maio, dentro de duas semanas.

Enquanto isso, usuários que ainda permanecem com o Windows XP e que queriam se proteger do problema podem instalar o Enhanced Mitigation Experience Toolkit (EMET) 4.1, um utilitário contra ataques que está disponível no site da Microsoft.

O alerta de segurança publicado pela Microsoft inclui outras medidas que os usuários do IE podem tomar para reduzir o risco. Entre elas está desabilitar o arquivo vgx.dll file. Esse .dll (de dynamic-link library) é um dos módulos responsáveis por renderizar a VML (vector markup language) dentro do Windows e IE.

 

Via: IDGNow

Anúncios
Esse post foi publicado em IE, SEGURANÇA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s