Adeus Photoshop? Izitru verifica se fotos são originais; saiba como usar

Há fotos que as pessoas simplesmente têm certeza que foram tratadas no Adobe Photoshop. No entanto, até agora, não havia como comprovar isso. Mas, com o aplicativo Izitru para iOS e web, essa história pode mudar. Ele permite que o usuário identifique se algum tipo de edição foi feita na imagem.

Lista traz dicas para fazer o ‘selfie’ perfeito com a câmera do celular

A verificação é ideal para checar fotos que circulam nas redes sociais, memes e outras brincadeiras e hoax que utilizam edições, às vezes imperceptíveis para os usuários comuns, com o objetivo de enganar as pessoas. Pintou uma dúvida? Faça o upload da foto e descubra se é verdade ou não.

Izitru descobre se a foto publicada no Facebook ou Twitter foi editada ou é verdadeira (Foto: Reprodução/Izitru)
Izitru descobre se a foto publicada no Facebook ou Twitter foi editada ou é verdadeira (Foto: Reprodução/Izitru)

 

Os desenvolvedores dizem utilizar “alta tecnologia forense” para identificar a diferença de um arquivo original da câmera para cópias, que podem ter sido editadas. A ferramenta realiza seis testes diferentes, e somente as imagens que passarem em todos recebem o certificado de “Alta confiança”.

“Média confiança” é quando a imagem não passa por todos os testes, mas também não há evidências de que foi editada. Há ainda ”Indeterminado”, “Provável edição de arquivo”, ou “Sem confiança”, que é quando é comprovado que a foto, realmente, passou por uma alteração em algum programa editor de imagens. No entanto, não é possível saber exatamente qual.

“Quando uma imagem é enviada para o Izitru, nossos testes padrão determinam se é uma versão não modificada de uma câmera digital. Temos testes que identificam edições específicas, mas não podem ser aplicados automaticamente para todas as fotos”, diz o site oficial.

O que acontece é que uma imagem quando é registrada por uma câmera a imagem é gravada de uma forma. Se for editada ou transferida para um lugar, será salva de outro jeito, criando uma cópia do arquivo original. É aí que o Izitru faz a verificação para buscar evidências de alterações.

Izitru identifica imagens editadas (Foto: Divulgação/Izitru) (Foto: Izitru identifica imagens editadas (Foto: Divulgação/Izitru))
Izitru identifica imagens editadas (Foto: Divulgação/Izitru)

 

Para usar o aplicativo no iPhone, basta tocar no ícone laranja no centro da sua tela, selecionar uma foto e depois aguardar. Ele fará o carregamento da foto para o servidor do Izitru e identificará o nível de confiança. Usuários de Android podem tentar usar a ferramenta web, disponível para qualquer navegador. Os testes não são visíveis, somente o resultado é exibido após curto período de tempo.

Quer testar e descobrir se funciona mesmo? Baixe o Izitru no TechTudo Downloads.

Via Izitru

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s