Patente da Apple sugere iPhone com tela até mesmo nas laterais

Uma patente da Apple publicada na terça-feira (13) pelo escritório de patentes e marcas dos Estados Unidos (USPTO) indica que a empresa estuda o desenvolvimento de um iPhone com tela nas laterais. A invenção consiste de uma ou mais camadas de display, feita de OLED ou outro tipo de tela flexível, dispostas sob uma estrutura de plástico ou vidro transparente.

patente-apple-0

Além disso, o projeto requer que pelo menos um dos lados do device seja equipado com uma borda junto à tela, que funcionaria como uma extensão do touchscreen frontal principal.

Algumas partes da tela lateral sensíveis ao toque poderiam ser deixadas sem qualquer cobertura, ou visíveis ao usuário, enquanto partes não interativas que carregam circuitos poderiam ser mascaradas com pintura. As aberturas nas laterais poderiam servir como janelas pelas quais o display lateral e regiões sensíveis ao toque poderiam ser acessados.

Estendendo o touchscreen do iPhone até as bordas do dispositivo, a Apple proporciona aos usuários uma interface expandida, liberando espaço na tela principal. Ao mesmo tempo, o display extra pode ser customizado para mostrar uma variedade de controles e recursos virtuais interativos que não são possíveis com botões físicos e estáticos.

 
patente-apple-2
Botões transparentes poderão mostrar tela abaixo (Foto: Reprodução/USPTO)

 

Os displays laterais poderiam ser usados para desbloquear o aparelho com deslizar dos dedos, exibir controles do player de música, fazer leitura de mensagens, mostrar o identificador de chamadas e controles do sistema, entre muitas outras finalidades. Eles também seriam capazes de fazer identificação de gestos, aumentando ainda mais suas possibilidades.

Além disso, a patente da Apple sugere que atuais controles físicos, como botões de volume, podem ser transparente. Dessa forma, uma parte da tela lateral localizada abaixo do botão pode ser configurada para fazer tarefas diferentes. Um único botão pode controlar a música em execução em um momento e o volume em outro, por exemplo.

 
patente-apple-3
Display lateral pode ser usado para executar música ou controlar volume (Foto: Reprodução/USPTO)
 

O próximo iPhone 6 certamente não virá com a novidade, mas a indústria está se movendo nesta direção. Companhias como LG e Samsung estão usando tecnologia de display flexível para diferenciar seus produtos entre o mar de smartphones, mas os designers atuais prezam mais pela inovação do que pela utilidade propriamente dita.

A patente foi apresentada pela primeira vez em 2011, mas só agora foi concedida e divulgada pelo USPTO. Apesar de não ter sido o primeiro display “envolvente” impetrado pela Apple, este último protótipo é menos ambicioso que os anteriores e poderia ser viabilizado no iPhone num futuro próximo.

 
patente-apple-1
Apple já entrou com outras patentes de telas laterais (Foto: Reprodução/USPTO)

 

Via Techtudo

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s