Falsos antivírus são encontrados na Google Play e Windows Phone Store

 

No mês passado, o Google ofereceu reembolso aos usuários que compraram um aplicativo antivírus falso na Google Play, mas o golpe parece ter se popularizado. Pesquisadores de segurança identificaram recentemente aplicativos semelhantes, tanto na loja de aplicativos Android quanto na Windows Phone Store.

Analistas de malware da empresa de antivírus Kaspersky Lab identificaram um app falso chamado “Kaspersky Mobile” na Windows Phone Store – o que é incomum, porque os cibercriminosos tendem a atacar a Google Play e porque a companhia nem sequer possui um produto antivírus para Windows Phone

O falso aplicativo, que estava disponível para 149 rublos (moeda russa) ou cerca de US$ 4, usava o logo da Kaspersky e outros elementos da marca e até mesmo fingia verificar os arquivos quando executado, disse Roman Unuchek, analista de malware da Kaspersky Lab no blog da empresa.

A companhia não foi a única marca explorada com a mesma estratégia. O mesmo desenvolvedor malicioso criou aplicativos falsos usando os nomes e logotipos de outros programas populares, incluindo o Avira Antivirus, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera Mobile, Internet Explorer e Safari.

Um dos falsos desenvolvedores de aplicativos para Windows Phone usou o mesmo nome de um aplicativo antivírus falso encontrado no Google Play em abril, o Virus Shield (sim, o mesmo que fez o Google reembolsar usuários). Vale lembrar que apesar de custar US$ 3,99 e não fazer nada para proteger os dispositivos, o Virus Shield foi baixado mais de 10 mil vezes e ficou no topo da lista de mais baixados antes de ser identificado como uma fraude.

Os pesquisadores também identificaram um app falso que levava a marca da Kaspersky na Google Play (chamado de Kaspersky Anti-Virus 2014). A descrição foi copiada da página oficial da Google Play para o Kaspersky Internet Security para Android (um dos produtos legítimos da empresa), e os criadores do aplicativo nem sequer tiveram a preocupação de adicionar uma simulação de verificação para esse aplicativo, disse Unuchek. 

“É bem possível que mais e mais desses aplicativos falsos comecem a aparecer”, disse ele. “Uma coisa é certa, os mecanismos criados pelas lojas oficiais são claramente incapazes de combater fraudes como esta.”

 

Via: IDGNow

Sobre Michael Santos

Com um pé no mundo e outro no design. Com pausas estratégicas para um bom expresso, afinal ninguém é de ferro.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário