Zuckerberg ainda não tem planos para monetizar o WhatsApp

mark-zuckerberg

Agora que o Facebook conseguiu finalizar a aquisição do WhatsApp por uma cifra nada modesta de US$ 22 bilhões (pois é, como se não bastasse a negociação ser absurda os valores ainda escalaram nesse meio tempo), o passo mais óbvio seria aquele que muita gente teme: monetizar a plataforma. Surpreendentemente, Mark Zuckerberg declarou que não há planos a curto prazo para fazê-lo.

O modelo atual de monetização do WhatsApp, que cobra US$ 1/ano dos usuários (em tese, a cobrança frequentemente é adiada) não é dos mais lucrativos e a startup já havia adiantado que não pretendem inserir ads no serviço. Só que depois de investir tanta grana, ninguém acreditava que Zuck não tentaria introduzir alguma forma de monetização. A declaração do executivo mostra que por enquanto os usuários podem permanecer tranquilos, pois não terão que lidar com montanhas de propagandas ou um súbito aumento do valor da aplicação. Só que Zuck não faz isso por caridade.

Não é como se Zuckerberg não queira fazer dinheiro, mas ele preza o acesso aos dados dos usuários muito mais do que qualquer forma de monetização. A base instalada do WhatsApp é GIGANTE, cerca de meio bilhão de pessoas o utilizam por mês. A quantidade de informações, fotos, vídeos, lugares e outros dados compartilhados entre os contatos e que evidentemente são coletados é o principal motivo que levou à aquisição do app, e o Facebook tem seus meios para fazer uso dessas informações sem ter que chatear o usuário. Não que Zuck não gostaria de desenvolver um método de monetização que se adeque ao app, mas ele não quer arriscar introduzir um feature que cause a fuga em massa dos usuários, principalmente para seu concorrente direto Viber.

Claro, como o CEO bem disse “não há planos a curto prazo”, o que não significa que o Facebook não esteja estudando uma forma de fazer com que o WhatsApp renda uns trocados a mais.

Via: Meiobit

Esse post foi publicado em APP, MERCADO, NOTÍCIAS e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s