Empresas de segurança identificam um novo vírus a cada 8 segundos

12795.24207-Hacker

No tempo que você levou para ler o título desta matéria e clicar no link, pelo menos um ou dois novos vírus ou ameaças virtuais foram identificadas por empresas de segurança de todo o mundo. A constatação é da G Data que, em um novo levantamento, revelou que 1,8 milhão de novos malwares foram descobertos apenas no mês de setembro. Ou seja, uma novidade péssima a cada 8,6 segundos.

A média, sem sombra de dúvida, é muito maior do que a capacidade de controle das fabricantes de antivírus e outras soluções de segurança. Os criminosos sabem disso e, portanto, a cada nova praga, investem mais na proliferação de ameaças voltadas principalmente para roubo de dados bancários ou exibição de anúncios, os chamados adwares. Todas se instalam sem a autorização do usuário e são difíceis de serem removidas.

De acordo com a pesquisa, a expectativa é que 2014 chegue ao fim com 3,5 milhões de novos malwares descobertos apenas nos próximos dois meses. Um número que só fará aumentar daqui em diante, na medida em que os criminosos se tornam mais audaciosos e ampliam seu potencial técnico, aproveitando-se de brechas em softwares ou da ingenuidade das vítimas.

A previsão também é de crescimento dos alvos no setor bancário, com 48% das ameaças se tornando específicas para roubo de dados e invasão de contas. É justamente aqui que estão os ataques mais lucrativos e se antes os principais atingidos eram as grandes empresas, agora simplesmente qualquer pessoa pode estar na mira, com os criminosos em busca de logins, senhas e outros mecanismos de acesso.

Levando tudo isso em conta, o bom senso do usuário acaba sendo a grande fronteira que separa uma infecção ou não. Manter antivírus e firewalls ativos e sempre atualizados é uma bela tática, mas como dá para imaginar, as empresas de segurança não são capazes de deter todas as ameaças no momento em que elas aparecem. Por isso, a ideia é que o próprio utilizador cuide de suas informações.

Essa ideia se torna ainda mais forte quando ficamos sabendo de mais um dado divulgado pela G Data. De acordo com a companhia, 80% das medidas de segurança recomendadas pelos bancos de todo o mundo são inadequadas ou, pelo menos, não dão conta de todo o universo de ameaças disponíveis por aí.

Sendo assim, é melhor tomar cuidado. Mantenha seus computadores, tablets e smartphones sempre limpos e livres de infecções. Atualize seu sistema operacional, navegadores e outros aplicativos com frequência e, acima de tudo, tome cuidado na hora de acessar contas de e-mail, serviços ou o internet banking de conexões desprotegidas ou com segurança baixa.

Com informações do revistaespiritolivre
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, SEGURANÇA, VÍRUS e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s