Firefox completa 10 anos anunciando botão de esquecimento e versão para desenvolvedores

No dia 9 de novembro de 2004, a Mozilla lançou o Firefox 1.0. Ele era uma alternativa ao Internet Explorer, navegador usado por mais de 90% dos internautas, e tinha recursos interessantíssimos, como o bloqueador de pop-ups nativo, o suporte a abas e a possibilidade de instalar mais de 100 extensões. Para comemorar, nesta segunda-feira (10), a Mozilla está lançando novidades com foco em privacidade e desenvolvimento.

forget

O Firefox ganhará um novo botão “Esquecer”, que funciona como uma espécie de modo privado retroativo. A qualquer momento, você pode usá-lo para deletar os cookies e o histórico de páginas visitadas dos últimos cinco minutos, duas horas ou um dia.

O recurso também fecha todas as abas e abre uma janela novinha em folha. Deve funcionar bem quando você estiver acessando sites educativos e algum familiar se aproximar. Enfim, você entendeu.

O botão de esquecimento não é muito diferente do atual recurso de limpar dados de navegação do Firefox, mas o novo recurso é mais fácil de usar e não faz nenhuma pergunta desnecessária. Você só precisa escolher o período de tempo que deseja que o Firefox esqueça.

Outra mudança no Firefox, também relacionada à privacidade, é a inclusão do DuckDuckGo como um motor de busca pré-instalado no Firefox. O DuckDuckGo tem como principal característica o fato de não rastrear seus dados de navegação, protegendo sua privacidade. O buscador padrão, no entanto, continua sendo o Google — que ainda paga boa parte das despesas da Mozilla.

firefox-developer

A Mozilla também está lançando o Firefox Developer Edition, uma versão do Firefox voltada para desenvolvedores. Há várias ferramentas embutidas para analisar o código e o desempenho da página, uma IDE para desenvolver e executar aplicativos para Firefox OS, um recurso para testar layouts responsivos e até um conta-gotas para obter o código hexadecimal de qualquer cor em uma página. Muito legal!

Os novos recursos de privacidade devem chegar em breve ao seu Firefox. A versão para desenvolvedores pode ser baixada nesta página.

Via: tecnoblog

Esse post foi publicado em Firefox, MOZILLA e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s