CUIDADO: a Microsoft está lhe manipulando! Heil Hitler, Heil Gates!

 

Não é de hoje que a Microsoft conspira por debaixo dos panos contra seus concorrentes e até contra seus próprios clientes. São inúmeros os fatos e casos de conspiração empresarial, cartel, corporativismo exacerbado e tramoias que permeiam a história da empresa. Fatos que até viraram livro (Fogo no Vale: por trás do PC, de  Paul Freiberger e Michael Swaine) e filme (Piratas do Vale do Silício – 1999).


Na última semana, veiculou na internet a notícia de que “o sistema de boot (Secure Boot – UEFI) do Windows 8 iria bloquear o uso de outro SO na máquina”. O primeiro a se levantar contra a ideia foi Matthew Garrett da Red Hat, no dia 21/09, em um post no seu blog. Vários sites e blogs de tecnologia e do universo Software Livre, inclusive o Seja Livre, publicaram a matéria de Garret, alertando a possível tentativa da Microsoft de se tornar dona de vez dos PCs ao redor do mundo. Porém, não é sobre isso que quero falar, até porque o próprio Steven Sinofsky, um dos Engenheiros por trás do Windows 8, publicou uma matéria  em um blog da Microsoft no dia 22/09 explicando o que “realmente” é o Secure Boot e o protocolo UEFI, que substituiria a conhecida BIOS, “deixando claro” que: “nós projetamos o firmware para permitir que o cliente possa desativar a inicialização segura. No entanto, isto será por sua conta e risco.”
O que quero abordar é a forma com que a Microsoft manipula seus clientes, seus fornecedores e principalmente: as notícias veiculadas na mídia.

Sobre a manipulação de seus clientes, creio que não precisamos nem explicar. Como um sistema operacional que existe desde 1981 (início de seu desenvolvimento, porém só foi considerado um SO à partir de agosto de 1993, com o Windos NT) e até agora usa praticamente a mesma política de segurança que facilita a infecção e proliferação de vírus e de códigos maliciosos?

Sobre a manipulação de seus fornecedores, ou seja, das empresas de hardware que instalam os produtos Microsoft nas máquinas para serem comercializadas, quero ressaltar o seguinte: no post de Steven Sinofsky, logo após ele ter dito que o cliente “terá o poder de habilitar/desabilitar” o Secure Boot, ele expôs a real intensão da Microsoft por detrás disto: “as OEMs (clique aqui e saiba o que é OEM) são livres para escolher a forma de ativar este suporte e podem personalizar ainda mais os parâmetros, como descrito acima, em um esforço para entregar propostas de valor exclusivo para seus clientes. O Wndows apenas fez um trabalho para prestar um apoio de um grande SO para um cenário que muitos acreditam que irá ser valioso para os consumidores e clientes corporativos.”

Que montadora de PC não irá querer vender seu hardware com o Windows 8? Todos sabemos que em vários cantos do mundo existem pessoas que deixam de comprar um computador, seja ele qual for, por não vir com Windows de fábrica. Devido a tramoias e jogadas de marketing desde o início da história do Windows, ele se tornou o sistema operacional mais usado no mundo. É muito fácil pro engenheiro Steven Sinofsky dizer pro mundo (principalmente pras comunidades de usuários e desenvolvedores de outros sistemas operacionais) não se preocuparem com o Secure Boot, pois “poderá ser desabilitado”, quando ele próprio deixa claro que as montadoras de PC poderão “personalizar” a tecnologia. Está claro que, para a Microsoft liberar sua versão de Windows para a empresa X, ela terá que se comprometer a dificultar ou até impedir que o usuário que comprar seu equipamento, não instale outro SO na máquina, no intuito de entregar propostas de valor exclusivo para seus clientes.

Sobre a manipulação das notícias veiculadas na mídia (o ponto mais preocupante da matéria), vamos fazer uma rápida recapitulação de fatos:

– No dia 25 de julho de 2011, durante o início da comemoração dos 20 anos do Linux, a Microsoft lança um vídeo parabenizando o aniversário do Linux, demonstrado respeito pelo SO (na mesma época é lembrado que desenvolvedores da Microsoft ajudaram no projeto de criação do kernel linux 3.0).
– Dia 15 de agosto de 2011, após lançar seu relatório anual de concorrentes, a Microsoft retira a menção ao Linux e ao Software Livre como concorrentes do Windows. Começou o efeito barata: morde e assopra.
Enquanto isso, na mídia nacional…

– Dia 1 de agosto de 2001, o site TecMundo publica uma matéria sobre “10 coisas que não existiriam se não fosse o Linux“, e ressalta no final da matéria: “Se você ainda procurava motivos para se tornar fã de software livre e do Linux, um dos maiores expoentes desse campo da tecnologia, aí estão mais dez”.

– No dia 19 de setembro de 2011, antes do mundo saber sobre o Secure Boot, o mesmo site (tecmundo),que é subsidiário do Baixaki e pertence ao Grupo Terra Networks (dono do portal Terra), publicou uma matéria com um título bem contradizente ao anterior. “Por que o Linux como você conhece hoje vai desaparecer?“. Durante o artigo, o autor, que pelo visto não sabe nada sobre o Linux, pois tentou afirmar que o “Linux vai virar Ubuntu”, se contradiz muito com citações do tipo: “O que está acontecendo? O Linux está morrendo? O Linux vai virar o Ubuntu (ou o contrário)? Não é bem assim, minha gente. O Linux está morrendo sim, mas apenas como nós o conhecemos.” e “No entanto, a forma com que o Linux está sendo usado está mudando. O que está morrendo é a forma de distribuição do sistema. Em breve, teremos centenas de milhares de dispositivos rodando esse maravilhoso software livre sem que seus usuários saibam que o estão fazendo.”

Cabe ressaltar que o autor do artigo se baseou em uma matéria de um site americano que relata sobre a procura pelas distribuições Linux nos mecanismos de busca do Google. Em nenhum momento o autor da matéria original disse que o Linux deixará de existir, e sim comentou sobre o aumento da procura por novas distribuições como Ubuntu e a diminuição da procura por distribuições mais antigas como Debian e Slackware. Vamos continuar pois não para por aí.

– No dia 21 de setembro de 2011, o tecmundo finalmente publica a matéria sobre o Secure Boot do Windows 8.

– IMPORTANTE: dia 22 de setembro de 2011Steven Sinofsky publica sua “explicação” sobre o Secure Boot em um blog da Microsoft. A matéria foi publicada em diversos sites do Brasil como techtudo do globo.com e olhardigital do UOL, e blogs, como foi o caso do Seja Livre. Esta matéria não foi publicada no tecmundo.

– Ainda no dia 22 de setembro de 2011, o tecmundo publica uma piada: “Por que o Windows 8 será o sistema mais seguro já feito“. O autor da matéria, que demonstrou total falta de informação do assunto e inclusive deixa claro em seu perfil no twitter que não é profissional de informática e muito menos especialista em segurança, já começa assim:

Na maioria das vezes, quando o assunto é segurança em sistemas operacionais, a discussão recai em três constatações bastante comuns entre os usuários: o Linux não tem vírus, o Mac é extremamente seguro e estável e o Windows tem muitas ameaças e pode deixar o proprietário à mercê de pessoas mal-intencionadas.

Entretanto, na prática, existem outras variáveis a serem consideradas que podem colocar o Windows, sim, como um dos sistemas operacionais mais seguros já lançados. A proteção ao usuário existente no Windows 7 já é bastante eficiente.

De acordo com o site alexa.com (uma espécie de IBOPE da internet mundial) o portal Terra, dono do tecmundo, é o 11º site mais visitado do Brasil e o 2º portal de notícias mais acessado no país. E o pior: desde 2001 o grupo Terra Networks (dono do portal terra, tecmundo, baixaki e outros) é parceiro da Microsoft no Brasil!! Confira aqui, aqui e aqui.

Repararam a manipulação? É muito frustrante, indignatório e repugnante quando descobrimos que uma fonte de notícias é na verdade uma fonte de “pratos prontos” preparados para “alimentar” seus leitores com o que se quer que alimente, nos tornando verdadeiras “marionetes” nas mãos de terceiros, tais como “animais de estimação”, que precisam ser guiados por “seus donos”.

Cuidado, não acredite em tudo o que lê, ouve ou vê. Estão nos manipulando!

Fonte: http://sejalivre.org

Sobre Michael Santos

Com um pé no mundo e outro no design. Com pausas estratégicas para um bom expresso, afinal ninguém é de ferro.
Esse post foi publicado em Curiosidades, DESTAQUES, DICAS, WINDOWS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário