Primeiras impressões: Outlook 2013 ganha interface simplificada

Seguindo o mesmo caminho do Windows 8 e do Windows Phone, a Microsoft está reinventando o Office para adaptá-lo a novas tecnologias e mantê-lo competitivo num mercado cada vez mais complicado. Pudemos fazer um rápido teste e vamos mostrar algumas das novidades no Outlook 2013.

Rápido e organizado
Quando abri o Outlook 2013 pela primeira vez, a primeira coisa que notei foi que ele é mais “limpo”. O Outlook 2010 tem quatro painéis na visão de e-mail – um painel de navegação à esquerda, outro com sua Inbox, outro para mostrar a mensagem selecionada e mais um à direita com o calendário e lista de tarefas. No Outlook 2013 a Microsoft reduziu tudo isto a apenas dois painéis, um com a Inbox e outro para leitura, e reduziu o painel à esquerda a uma pequena barra de menu com ícones.
A Microsoft também refinou o processo de compor uma resposta rápida a uma mensagem. Em vez de clicar em Reply para criar uma nova mensagem, você pode simplesmente começar a digitar a resposta no próprio corpo da mensagem original. E mantendo o tema da simplicidade, outro novo recurso é o Peeks. É similar ao “Aero Peek” no Windows 7, e permite que você “dê uma espiadinha” em seu calendário, contatos ou outras áreas do Outlook sem precisar trocar o modo de visualização.
outlook_2013_geral-360px.jpg
Uma visão geral da interface do Outlook 2013. Clique para ampliar


Os “conectores sociais” da versão anterior, que permitem que você integre informações de redes sociais como o Facebook ou LinkedIn, também estão presentes. Um problema que tive no passado, entretanto, é que tentar puxar informações sobre uma pessoa de múltiplas redes sociais geralmente resulta em múltiplos contatos.
Mas a Microsoft melhorou o processo com os “People Cards”. Eles são a nova visualização padrão de contatos no Outlook 2013, e ao projetá-los a Microsoft tomou cuidado para que sejam melhores ao fundir informação e eliminar a duplicidade. Eles também estão disponíveis em mais aplicativos do Office, então fica mais fácil acessar informações sobre um contato.
Dicas para o dia-a-dia
Usuários provavelmente irão gostar das Mail Tips. Com este recurso você pode ser avisado quando esquecer de incluir um anexo em um e-mail (o Outlook fica sabendo disso se você mencionar um anexo no corpo da mensagem, assim como o GMail já faz). Você também pode ser avisado se o destinatário está disponível para receber e-mails, o que lhe dá uma oportunidade de escolher um outro meio de comunicação se o assunto for urgente e exigir uma resposta imediata.
Administradores de TI em empresas que usam o Exchange Server irão apreciar as Policy Tips. Este recurso notifica os usuários se suas mensagens contiverem informação que pode ser restrita de acordo com as políticas de segurança e informação da empresa. Ele ajuda os usuários a ficarem mais conscientes do conteúdo de suas mensagens, e ajuda a colocar em prática políticas projetadas para prevenir a exposição acidental de informações sensíveis.
Um recurso com o qual realmente nunca havia me importado é a capacidade de incluir a previsão do tempo no calendário. Mas parece que sou minoria, já que a Microsoft foi inundada com pedidos deste recurso, que finalmente está disponível. Quando você está visualizando o calendário no Outlook 2013, uma pequena barra no topo mostra a previsão do tempo para hoje e para os próximos dias no local (ou locais) escolhido por você.
Também no tablet
Assim com no Windows 8 e no restante do Office 2013, a Microsoft se esforçou para tornar o Outlook 2013 mais amigável ao uso em telas sensíveis ao toque. É possível minimizar a Ribbon para maximizar o espaço na tela de aparelhos como tablets e usar o gesto de pinça para aproximar e ler melhor mensagens e compromissos na agenda. E basta segurar o dedo sobre um item para acessar um menu contextual.
As mudanças no Outlook 2013 não parecem tão dramáticas. Em vez disso, parece que o principal objetivo da Microsoft foi tornar o programa mais eficiente. E concordo, os novos recursos tornam o acesso à informação mais fácil. Aparentemente, missão cumprida!
Via: IDG Now

Sobre Michael Santos

Com um pé no mundo e outro no design. Com pausas estratégicas para um bom expresso, afinal ninguém é de ferro.
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, WINDOWS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário